Modelos indicam acumulados de 50 mm de chuva em poucas horas e ventos de até 80 km/h
A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul pode provocar temporais severos em todas as regiões de Santa Catarina na próxima semana. Segundo as projeções atuais do portal de meteorologia MetSul, a chuva persistente pode chegar a 50 mm acumulados em poucas horas, com ventos de até 80 km/h, provocando um cenário de “grande perigo”.
A Defesa Civil de Santa Catarina já está em alerta para possíveis ocorrências relacionadas ao ciclone. Em uma nota meteorológica divulgada nesta sexta-feira (5), o órgão alerta que o sistema trará condições para temporais com chuvas intensas, raios, vendavais e queda de granizo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Modelos atuais indicam que a área de baixa pressão que dará origem ao ciclone deve avançar sobre o Paraguai e se deslocar para o Oeste catarinense e gaúcho no final da segunda-feira (8). Os temporais ganham força em Santa Catarina especialmente no Grande Oeste, parte do Alto Vale, Planaltos e Litoral Sul.
As condições severas se mantêm ao longo da terça-feira (9), quando ocorre a ciclogênese ao sul da costa gaúcha, levando temporais acompanhados de chuva intensa e vendavais sobre os planaltos e o litoral catarinense, com risco de alagamentos e enxurradas. A intensa instabilidade se estande também por todo o Sul do Brasil e áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
A chuva perde força na quarta-feira (10), mas o vento associado ao ciclone ganha força, sobretudo no litoral. As instabilidades ainda persistem ao longo dos dias seguintes, conforme o ciclone se afasta da região.
O MetSul destaca ainda que as previsões podem variar com a proximidade do cenário previsto. Já a Defesa Civil catarinense também orienta acompanhar os avisos e alertas meteorológicos nos próximos dias.
Netflix anuncia compra da Warner Bros. com as marcas HBO e HBO Max
Combinação ampliará oferta aos assinantes e capacidade de produção nos Estados Unidos
Agora é oficial: a Netflix comprou Warner Bros. As empresas, em um comunicado oficial, anunciaram a aquisição nesta sexta-feira (5). A transação em dinheiro e ações é avaliada em $27,75 por ação, cerca de 82 bilhões de dólares.





