21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Leo Coelho

Fotógrafo lança livro com registro das belezas da Serra de Santa Catarina

Imagens: Beto Castro/Divulgação

Beto Castro apresentação a publicação “Serranias” na terça, dia 11 de junho, em Florianópolis

Registros da pesquisa poética do fotógrafo Beto Castro, na região do Planalto Serrano de Santa Catarina, integram o fotolivro “Serranias”, que será lançado nesta terça-feira, dia 11, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. O evento tem entrada gratuita e começa a partir das 18h30.

A publicação de 184 páginas apresenta belezas naturais da região, que impressiona pelas suas peculiaridades, como campos nativos ondulados recobertos pela grama verde, onde ocorrem remanescentes de florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas. A fotografia de Beto Castro traz recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registra e valoriza o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura de fazendas centenárias da Serra Catarinense.

A curadora do fotolivro, Lucila Horn, explica que o trabalho de Castro propõe um retorno a lugares de memória a partir da poética fotográfica, e ao mesmo tempo compõe um acervo histórico e artístico importante para Santa Catarina.

Na mesma data do lançamento será aberta uma exposição com fotografias que apresentam parte da pesquisa autoral do fotógrafo. Ao todo 23 fotografias, impressas em fine art integram a mostra. A visitação gratuita na Helena Fretta Galeria de Arte poderá ser visitada até 27 de junho de 2024.

Imagens: Beto Castro/Divulgação