21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Frente fria traz mais chuvas e temporais a Santa Catarina

Foto: Banco de imagens/Freepik

Ciclone se forma na Argentina e impacta região sul do Brasil

Nesta terça-feira (16), uma frente fria avança gradualmente sobre o território catarinense, trazendo consigo instabilidades atmosféricas que prometem desencadear chuvas e temporais isolados em todo o estado. As primeiras manifestações desse sistema climático começam a ser sentidas no Grande Oeste, com previsão de expansão ao longo do dia para as demais regiões de Santa Catarina.

De acordo com informações fornecidas pela Defesa Civil, são esperados temporais acompanhados de raios, chuvas pontualmente intensas e rajadas de vento em diversas partes do estado. As regiões do Extremo Oeste e Oeste devem ser as mais impactadas, com acumulados previstos entre 50 e 75 mm, podendo registrar valores ainda mais expressivos em pontos isolados.

 

Nas áreas do Planalto Norte, Litoral Norte, Alto, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Sul, onde as chuvas já têm causado transtornos nos últimos dias, espera-se que os volumes fiquem entre 20 e 40 mm, com possíveis picos acima de 60 mm, podendo ocorrer de forma intensa e concentrada em um curto período de tempo.

Além das chuvas, a passagem da frente fria traz consigo ventos de moderada a forte intensidade, com rajadas previstas entre 50 e 60 km/h em diversas localidades do estado.

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical está em processo de formação na Argentina e, segundo os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há expectativa de que ele se fortaleça, a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão.

A previsão é de que o referido ciclone se juntará à frente fria que já atinge o Sul do Brasil entre esta terça e quarta-feira (dias 16 e 17), podendo avançar em direção à Região Sudeste até o próximo fim de semana. Esse fenômeno meteorológico pode potencializar ainda mais os impactos das chuvas e ventos já previstos para os estados do sul do país, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população local.