5 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Frente fria traz temporais para Santa Catarina nesta quarta-feira

Foto: Roberto Zacarias/ SECOM-SC
Com ondas de até 4 metros, o risco é considerado alto para alagamentos costeiros

Nesta quarta-feira (5) há condições de pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina, acompanhados de raios, rajadas de ventos e possível queda de granizo. Essas condições se devem à aproximação de uma frente fria, que deixa o tempo mais instável e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h. As regiões mais atingidas devem ser o Litoral Sul e o Planalto Sul. No Litoral, o fenômeno causa agitação marítima, com ondas podendo chegar a até 4 metros. A situação traz risco alto para ressaca e alagamentos costeiros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades marítimas e costeiras durante o período de instabilidade, suspendendo a navegação, a pesca, os esportes aquáticos e o banho de mar. Pedestres e ciclistas também devem evitar circular pela orla caso as ondas atinjam a ciclovia. Em caso de ventos fortes, a orientação é buscar abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados.

Quanto às temperaturas, as máximas podem chegar aos 33°C durante a tarde no Oeste e Litoral. Já no Litoral Sul e Planalto Sul, as temperaturas caem por conta dos ventos intensos. Nas outras áreas, os termômetros só devem cair no período da noite, variando entre 14°C e 19°C.

Com a mudança na direção do vento entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada de quinta-feira (6), as temperaturas devem cair ainda mais, principalmente nas áreas do Leste catarinense.

Confira a previsão para os próximos dias

Na quinta-feira (6), o amanhecer deve ser frio, com mínimas de até 5°C nas regiões mais altas, enquanto nas demais áreas os termômetros variam entre 12°C e 16°C. No Leste do estado, as temperaturas permanecem amenas ao longo do dia, com máximas de até 15°C. À tarde, o calor retorna ao Grande Oeste, onde as máximas podem chegar aos 30°C. O vento segue intenso no Litoral, com rajadas de até 70 km/h, e o mar continua agitado, mantendo o risco de alagamentos costeiros.

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a atuação de um ciclone extratropical entre a costa Sul e Sudeste do país deve intensificar as condições de instabilidade em Santa Catarina. O sistema favorece a ocorrência de temporais com ventania, chuva intensa, raios e eventual queda de granizo. O risco é considerado moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

No Grande Oeste e nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, o amanhecer será marcado por tempo instável e possibilidade de tempestades severas. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade devem avançar em direção à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Durante os temporais, as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

Custo de vida de Florianópolis tem alta de 0,21% em outubro, aponta Udesc

Setores da alimentação e comunicação registraram os maiores aumentos de outubro

Viver em Florianópolis ficou mais caro no mês de outubro, segundo o Índice de Custo de Vida, calculado pela Esag/Udesc. A pesquisa indica que o preço médio de gastos essenciais na capital catarinense teve uma alta de 0,21%. Em relação ao mês de setembro, também houve uma alta – 0,32%, conforme os dados. Já em relação a outubro do ano passado, os números coletados no mês passado indicam uma queda de 0,11%.

Continue lendo