21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Frente fria vai trazer chuva para Santa Catarina

As pancadas de chuva serão entre entre o Meio-Oeste e Litoral. Imagem: Freepik.

Em seguida uma massa de ar frio estabiliza as condições e baixa as temperaturas

A semana começa com a possibilidade de chuva em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (03) uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul vai trazer, a partir da tarde, condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente entre o Meio-Oeste e Litoral. Uma massa de ar seco e frio que segue atrás da frente fria vai estabilizar o tempo e provocar a queda das temperaturas. Com isso as noites serão mais frias que o amanhecer nas áreas de divisa com o território gaúcho.

Durante a tarde as temperaturas máximas variam de 23°C a 26°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte e de 17 a 22°C nas demais regiões. Entre a tarde e a noite o vento altera para o quadrante sul com intensidade moderada e rajadas de 50 a 70 km/h nas áreas costeiras. O mar fica agitado, com picos de ondas de até 3 metros.

Na terça-feira (04) a frente fria se afasta aos poucos, mas ainda mantém o céu encoberto do centro ao leste do estado, favorecendo a ocorrência de chuva fraca e isolada no Litoral e áreas próximas. A massa de ar frio deixa o amanhecer mais frio no estado, com temperaturas mínimas entre 4°C e 10°C no Planalto Sul, Meio-Oeste, Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais regiões.

Durante a tarde os termômetros variam de 22 a 24°C no Extremo Oeste e Oeste e de 14 a 19°C no restante do estado. Nas áreas costeiras o vento permanece sul nas áreas costeiras, com rajadas próximas dos 40 km/h na madrugada. Já as ondas terão picos de 2,5 a 3 metros em áreas mais afastadas da costa

O tempo volta a ficar estável na quarta-feira (05) com presença de sol entre algumas nuvens na maioria das regiões. No amanhecer as temperaturas mínimas podem variar de 6 e 9°C no Meio-Oeste e os planaltos e de 10 a 14°C nas demais regiões. À tarde as máximas se elevam e devem oscilar de 22 a 25°C na maior parte de SC, chegando próximo a 27°C no Extremo Oeste. Em pontos mais altos da Serra as máximas ficam mais baixas e não passam dos 16 a 18°C. O mar fica mais calmo com picos de onda de no máximo 2 metros.

Com informações da Defesa Civil de SC.