20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Frio chega a SC e Defesa Civil alerta para desastres; confira

A partir da manhã desse domingo (11) o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável e com chuva nas áreas de divisa com o RS, que se estende para as demais regiões do estado no decorrer do dia

Diante da previsão de mudança brusca no tempo, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na sexta-feira (9) nota de Atenção Meteorológica para declínio acentuado das temperaturas de domingo para segunda-feira próximos.

O tempo chuvoso combinado com a virada do vento para sul, devido à aproximação de uma massa de ar de origem polar, provoca declínio acentuado das temperaturas, que do Centro ao Sul do estado caem de aproximadamente 30°C no sábado para, no máximo, 15°C no domingo.

A condição de chuva e frio se estende também pela segunda-feira (12) atingindo as demais regiões catarinenses.

O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é alto nas áreas em laranja e moderado nas em amarelo do mapa.

Cuidados

Para situações de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua); abrigar animais domésticos nas noites mais frias; agasalhar-se bem e ingerir bastante água; evitar locais fechados com aglomeração de pessoas; manter a higiene das mãos.

Previsão para os próximos dias:

Na segunda-feira (12) o tempo permanece chuvoso e frio em Santa Catarina, com máximas que não passam de 15°C em todo o estado. O dia amanhece com chuva, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, onde deve ser mais persistente e volumosa. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas nestas áreas. 

No Oeste e Extremo Sul do estado, a chuva perde força em relação ao domingo mas o tempo permanece fechado e com possibilidade de chuviscos. Os ventos sopram de direção sul, com intensidade mais forte nas áreas costeiras, o que segue deixando o mar agitado e traz risco moderado para ocorrências. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense.

Na terça-feira (13), o tempo encoberto predomina em todo o estado, com possibilidade de chuviscos ao longo do dia. O frio intensifica ainda mais em Santa Catarina e as temperaturas oscilam entre 7°C e 12°C na maior parte do estado.  Há chance de congelamento de pistas na serra catarinense. Os ventos seguem soprando de sul e mar continua agitado no litoral catarinense, com risco moderado para ocorrências associadas.

A chuva volta a ganhar força entre quarta (14) e principalmente na quinta-feira (15), em especial nas regiões litorâneas. Devido a persistência da chuva, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, como alagamentos e deslizamentos.  Na quarta (14) a sensação ainda é de muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todo o estado, mas na quinta (15) as temperaturas sobem um pouco no litoral, com máximas de 15°C a 18°C.

Foto: Freepik / Reprodução

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo, Serviços

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo