25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Variedades

Fundação da Enseada de Brito completa 274 anos em maio

Foto: Prefeitura de Palhoça

Celebração terá atividades como apresentações de dança, música e contação de histórias

Neste mês de maio, a comunidade da Enseada de Brito, em Palhoça, se reunirá para comemorar os 274 anos da fundação em um evento junto à Casa da Cultura Açoriana. A festividade, que acontece no dia 11 de maio, é organizada com o apoio da Prefeitura de Palhoça, através da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC). O evento promete uma programação diversificada para celebrar a história e a cultura da região.

O cronograma de atividades terá início às 14h com uma apresentação especial das crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil (CEI). Além disso, estão previstas apresentações de dança e música, como o boi de mamão, além de demonstrações de taekwondo e contação de histórias, entre outras atividades.

 

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A história da Enseada de Brito remonta à chegada do bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto na região em 1675. No entanto, foi somente em 13 de maio de 1750, com a vinda dos imigrantes açorianos e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que a fundação oficial da localidade foi estabelecida, em homenagem ao explorador pioneiro.

A praça Inácio Paulo Dalri, reconhecida desde 1710, foi tombada pelo Patrimônio Histórico por sua singularidade, sendo a única em Santa Catarina a manter as medidas originais utilizadas pelos portugueses para o comércio. Da mesma forma, a igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, também tombada, destaca a importância da região como um marco histórico e cultural no estado.