Porcentagem de visitantes que vieram de outros estados aumentou em relação a 2024
Os turistas que vêm ao estado durante o inverno estão gastando cada mais, segundo dados da Fecomércio SC. Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) revela que, na última temporada, o gasto médio por grupo de visitantes foi de R$ 3.550, o maior número desde o início da série histórica, iniciada em 2017. O número também representa um aumento de 26% em relação a 2024, que também havia representado um crescimento em comparação ao ano de 2023.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em 2025, a maior parte dos gastos, cerca de 36%, foi com alimentação. Hospedagem (24%), comércio local (15%), lazer (13%) e transporte (12%) foram os outros itens analisados pela entidade.
“Esses dados demonstram que o turismo em Santa Catarina deixou de ser algo sazonal. Temos visitantes em todas as épocas do ano, e isso é excelente. No caso da Serra Catarinense, é possível ver o crescimento ano após ano, especialmente durante o inverno, mas não só. Isso é fruto de um trabalho de profissionalização dos nossos destinos, que tem gerado esses resultados positivos que as nossas pesquisas estão registrando”, diz Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.
Perfil dos turistas
Enquanto o verão no Litoral é caracterizado por turistas estrangeiros, o inverno na Serra tem, em grande maioria, visitantes brasileiros (99,8%). Essa tendência permaneceu nesta última temporada. No entanto, uma mudança significativa foi registrada na presença dos não catarinenses, que subiram de 37% para 39,4%, com a maior parte vindo de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
“Esses indicadores refletem o sucesso dos recentes investimentos em infraestrutura e novas atrações na região, como tirolesas, mirantes de vidro e passeios off-road. Essas melhorias reforçam a imagem da Serra Catarinense como um polo de turismo de natureza, aventura e gastronomia”, afirma o empresário.
Pontos mais visitados
Urubici foi a cidade com maior número de visitantes, representando 53,6% do total de turistas. São Joaquim e Lages aparecem na sequência com 17,6% cada. Quanto aos pontos turísticos, o mais visitado foi o Morro da Igreja, com 8,3%, seguido pela Serra do Corvo Branco (7,2%) e pela Serra do Rio do Rastro (6,6%). As vinícolas também tiveram destaque, com 11,9%
Geração de emprego
A Fecomércio também conversou com os empresários para saber sobre a contratação de funcionários. O levantamento revelou que 15% das empresas realizaram contratações extras para atender o aumento da demanda sazonal — percentual maior que o registrado no ano anterior (12%). Em média, cada estabelecimento contratou quase dois novos funcionários (1,9), o que contribui para a renda das famílias e para o fortalecimento das pequenas e médias empresas.
A pesquisa da Fecomércio foi realizada entre os meses de julho e agosto em 10 municípios serranos, com um total de 404 visitantes e 363 empresários entrevistados.
Casal é preso no Norte da Ilha por crimes de receptação e tráfico de drogas
Eles transportavam no porta-malas do carro 51 peças de roupa sem comprovação de origem lícita
Um casal foi preso na tarde desta terça-feira (23) no bairro Rio Vermelho, região Norte da Ilha, pelos crimes de tráfico de drogas e receptação. Eles foram flagrados transportando quantidade de maconha acima da permitida por lei, que é de 40g por pessoa, e 51 peças de roupas novas sem comprovação de origem ilícita.