Grupo investigado se passava por representantes de federações estaduais de 9 estados
Um grupo investigado por fraudes envolvendo “peneiras” de futebol foi alvo do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) na manhã desta quinta-feira (18). Os golpistas teriam utilizado, sem autorização, a identidade das federações estaduais de futebol de nove estados brasileiros com o objetivo de atrair jovens em falsas seleções para categorias de base.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ao todo, a “Operação Cartão Vermelho” cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as investigações iniciaram a partir de denúncias de vítimas do golpe.
As apurações revelaram que os suspeitos criavam sites para a divulgação de processos seletivos em estádios nas Capitais do país – inclusive Florianópolis – para o público jovem e adolescente. O grupo então cobrava uma taxa de inscrição dos interessados no valor de R$ 60 reais, porém o evento nunca era realizado.
Como forma de atrair vítimas para o esquema, os suspeitos divulgavam que estariam presentes nas peneiras ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas de grandes clubes, empresários e olheiros de times das séries A e B, além de olheiros de equipes internacionais.
No total, foram identificados nove sites idênticos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Sergipe e Acre. Em todos eles, estavam exibidos nome e logomarca das respectivas federações estaduais de futebol com o intuito de aumentar a credibilidade.
Ainda segundo o MPSC, foi verificado que no site oficial da Federação Catarinense de Futebol (FCF) constava uma nota de esclarecimento informando que a instituição não organiza nenhuma “peneira” de futebol.
Confira a nota na íntegra
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) vem a público esclarecer que não promove nenhuma “Peneira de Futebol” como está sendo indevidamente divulgado na internet e onde está sendo cobrada a inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
A FCF, na condição de organização esportiva que administra e regula a modalidade futebol no Estado de Santa Catarina, tem competência para organizar e administrar as competições estaduais futebolísticas, não tendo a atribuição de avaliar, vincular ou contratar atletas, cuja competência oficial, em nosso Estado, é exclusiva dos clubes de futebol profissionais, filiados diretamente a esta Federação, bem como dos clubes de futebol não profissionais, vinculados às Ligas de Futebol filiadas à FCF.
Idoso morre após Fusca ficar destruído em acidente
A colisão envolveu um caminhão na SC-305
A vítima, um homem de 72 anos, morreu na noite de quarta-feira (17), na SC-305, em Anchieta, no Extremo Oeste catarinense. A colisão envolveu um VW Fusca 1500, com placas de Anchieta, e um caminhão de…