Operação realiza buscas e apreensões contra suspeitos em SC e no PA
Um esquema de golpes em aposentados entrou na mira da Polícia Civil (PCSC), que deflagrou nesta quinta-feira (8) uma operação para desarticular uma organização criminosa que se passa por agentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter dados e contratar empréstimos fraudulentos. O prejuízo estimado das vítimas em diversos estados é de mais de R$ 10 milhões.
A Operação “Aposentadoria Segura” cumpriu, com apoio da Polícia Civil do Pará (PCPA), 24 mandados de busca e apreensão em Florianópolis e nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Capanema.
Durante as buscas, os celulares dos alvos foram apreendidos para a coleta de informações que possam subsidiar as próximas etapas da investigação e, segundo a PCPA, alguns foram devolvidos. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia e liberados após prestarem depoimento.
“Durante as nossas investigações, nós conseguimos verificar que os suspeitos se passavam por funcionários do INSS, conseguiam os dados das vítimas e, após abertura de contas em nomes dessas vítimas, faziam empréstimos consignados, transferindo esses valores para as contas de um dos investigados”, explicou o delegado Leonardo da Silva, titular da Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/SC).
Somente em Santa Catarina, aposentados vítimas do golpe perderam cerca de R$ 100 mil. Após transferir os valores dos empréstimos fraudulentos, os criminosos distribuíam o dinheiro em diversas outras contas para dificultar o rastreio da origem.
“A Polícia Civil do Pará prestou apoio operacional à PCSC durante todo o período da operação com levantamento de endereços, identificação atualizada dos alvos, bem como no cumprimento dos mandados. A PCPA reafirma a parceria com as polícias civis de outras unidades da federação e com o compromisso com a segurança pública”, pontuou o delegado Gabriel Batista, diretor do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) da PCPA.
Santa Catarina pode ganhar 4 deputados na Câmara; entenda
Discussão foi pautada após STF determinar que o número de representantes seja atualizado com a população
Santa Catarina pode passar a contar com 20 representantes na Câmara dos Deputados, quatro a mais do que tem atualmente. Isso porque está em discussão um Projeto de Lei que prevê o aumento de 513 para 531 o número de deputados federais no Brasil. A medida parte da necessidade de atualizar o número de acordo com a mudança populacional.