19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Gordofobia: Situações de constrangimento são realidade de 85% dos obesos; veja

No Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, evento gratuito na Grande Florianópolis, chama atenção para a superação da doença

A pesquisa da Obesidade e Gordofobia 2022 – Percepções, realizada pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), com 3,6 mil participantes, constatou que 85,3% dos entrevistados foram vítimas de gordofobia – constrangimento por conta da doença.

Segundo o levantamento, os constrangimentos sofridos têm relação direta com o estigma social da aparência e quanto maior o peso, mais recorrentes são os episódios de gordofobia vivenciados. Os ambientes em que mais ocorrem são a própria casa ou de familiares, estabelecimentos comerciais, rodas de amigos, consultas médicas e locais de trabalho.

“O que chama muito a atenção é que nos ambientes médicos, ao buscar alternativas para perda de peso, 61,5% dos pacientes tratados no serviço público alegaram uma sensação de desconforto e falta de acolhimento, e no serviço privado 44% alegaram a mesma sensação, ou seja, os locais que deveriam a auxiliar a combater a doença muitas vezes não contribuem o que é um agravante”, explica o cirurgião robótico bariátrico e idealizador da Casa da Bariátrica, Nicholas Kruel.

Evento chama atenção para superação da obesidade

A obesidade, assim como outras doenças, conta com diversos tratamentos, entre eles, a cirurgia bariátrica (redução de estômago). No Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, a NK Bariátrica promove a 1ª NK GYM – Encontro de pacientes de pré e pós-operatório. O evento será realizado na Unisul, em Palhoça.

Um grande aulão de funcional irá selar o novo estilo de vida dos pacientes que decidiram deixar a obesidade de lado e reforçar que somente com hábitos de vida saudáveis é possível vencer a doença. Além disso, profissionais de saúde da NK Bariátrica irão interagir com os participantes os auxiliando para melhores resultados.

“A obesidade tem cura, mas tão importante quanto buscar o tratamento é a mudança de estilo de vida. Este evento tem o objetivo de incentivar quem já segue estes passos e incentivar os que estão iniciando”, diz Nicholas.

Programação:

Data: 04 de março, sábado.

Local: Unisul – Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça/ Complexo de Esporte.

  • 8h30 – Conversa com Dr Nicholas Kruel e equipe multidisciplinar da NK Bariátrica (nutricionista, fisioterapeuta, e educador físico) sobre como potencializar resultados;
  • 9h30 – Aulão de funcional;
  • 10h30 Brunch e entrega de brindes.

Mais informações: (48) 99903-8383.

Fonte: Abeso.

Foto: Freepik/Reprodução.