23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Governador avalia estragos das chuvas em SC e coloca estrutura à disposição

Fotos: Roberto Zacarias / SECOM

Quatro municípios decretaram situação de emergência

Jorginho Mello visitou nesse sábado (4) municípios que sofreram danos em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, que afetaram principalmente as regiões do Meio-Oeste e o Litoral Sul, para fazer um levantamento dos estragos. Em visita a prefeituras, o governador colocou a estrutura do Estado para apoio e auxílio na recuperação.

A agenda de Mello começou por Capinzal, no Meio-Oeste, que foi a cidade mais atingida pelas chuvas, registrando 233mm de precipitação nos últimos três dias. Em coletiva de imprensa, o governador falou sobre a situação de Santa Catarina, do suporte que as Forças de Segurança irão e já estão prestando e sobre os futuros trabalhos para auxiliar os municípios atingidos.

 

“Estou fazendo uma visita aos municípios afetados. Esses tempos de urgência fazem com que redobremos o nosso cuidado e a nossa proteção. Estou junto com o catarinense e iremos cuidar de todos os pontos críticos do estado. A nossa Defesa Civil faz um serviço dedicado, de primeira, então podem contar comigo e com o Estado’’, afirmou o governador Jorginho Mello.

O esforço do Estado neste momento é prestar apoio todas as famílias o mais rápido possível. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam, desde quarta-feira, 1º, a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas.

Ipira

Depois de Capinzal, o governador se dirigiu para Ipira, onde foi registrada a morte de um idoso de 61 anos, arrastado pelas chuvas. Chegando ao município, Jorginho Mello acompanhou de perto a situação das famílias atingidas pelas famílias, prestando solidariedade e vendo a necessidade de cada um.

O governador e a equipe ainda passaram por Joaçaba e Piratuba. De acordo com o último relatório emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina na tarde de sexta-feira (3), são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira também decretou situação de emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Praia Grande

Após passar pelos municípios do Meio-Oeste, o governador Jorginho Mello esteve em Praia Grande, no Extremo Sul, onde também avaliou os estragos e reiterou o apoio do Governo do Estado aos municípios.

“Agora é o momento de cuidar das pessoas, dar todo o apoio àqueles que foram atingidos, que tiveram perdas, que vão precisar de ajuda pra recomeçar. O Estado oferece todo o suporte pra esse trabalho de reconstrução. O Estado é parceiro como sempre foi. Não tem dia, nem tem hora, pra que o Estado possa socorrer os municípios”, afirmou.