12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Governador de Santa Catarina Jorginho Mello entra em sintonia com ANTT

Governador Jorginho Mello e o dirigente da ANTT dialogam e entram em sintonia para o transporte de donativos ao RS / Foto: divulgação

Nesta quinta-feira (9), o governador Jorginho Mello (PL) em Brasília, na Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília, se encontrou com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale. O objetivo foi sintonizar as medidas de fiscalização do transporte de donativos que saem de Santa Catarina com destino ao Rio Grande do Sul. No encontro, a otimização da logística para a entrega de doações. Segundo o Governador, Santa Catarina é o único estado brasileiro que faz divisa com os irmãos gaúchos, portanto, é fundamental estar alinhado para que a ajuda chegue de forma rápida e organizada. Após relatos e embates nas redes sociais, a ANTT lançou uma portaria para facilitar o transporte de doações. Além disso, também se comprometeu a anular quaisquer multas relacionadas a irregularidades nos veículos utilizados para o transporte dessas doações. A dita fake news era verdadeira. Mas, o episódio foi superado. O importante é que houve diálogo e fazer com que a ajuda chegue a quem precisa sem entraves. O pacto está firmado. Governo de SC e ANNT estão trabalhando juntos.

Bloqueio de verbas

Deputada Caroline De Toni afirma ser um desrespeito com a bancada catarinense / Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada Caroline De Toni reverberou a notícia de que o Governo Lula bloqueou 90% das verbas destinadas pela bancada catarinense no Congresso, para estudos, projetos e obras de contenção de enchentes em 2024. Segundo ela, o valor, que corresponde a R$ 85,8 milhões, era a única verba de bancada estadual, em todo o país, direcionada a esse tipo de programa. Apontou ainda que os recursos bloqueados tinham como destino o Alto Vale do Itajaí, que no ano passado sofreu com graves enchentes. Não deixou por menos. Ressaltou que é um grande desrespeito com os parlamentares e com o povo catarinense.

Deputada catarinense como membro titular para discutir PEC 44

Deputada Júlia Zanatta / Foto: Instagram

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 44, tem como membro titular da Comissão Temporária, a deputada catarinense Júlia Zanatta (PL/SC). A proposta determina uma alteração no Artigo 166 da Constituição para prever que os deputados reservem nas suas emendas 5% para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais, a ser destinado ao respectivo órgão federal competente. Também foi aprovada em plenário uma comissão externa da câmara para acompanhamento dos estragos e tomada de providências para reconstrução. Nesse contexto, a deputada figura como coautoria do projeto que torna crime atrapalhar resgate ou ajuda durante calamidade pública. Além disso, apresentou Projeto de Lei 1705/2024 que dispõe sobre a desburocratização do transporte e isenção de pedágio para veículos que transportam ajuda humanitária, e por fim, assinou requerimento de urgência do projeto de lei que destina 50% do fundo eleitoral para a reconstrução do RS.

Golpistas se aproveitam da tragédia no RS

São os mais variados estilos de golpes que estão sendo registrados em meio à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre elas, a imagem da Havan e do empresário Luciano Hang sendo utilizada com a má intenção de aplicar golpes. Nesta semana, foram identificados alguns perfis nas redes sociais recriando a voz do empresário Luciano Hang com inteligência artificial, onde o empresário dizia que a Havan estaria fazendo promoções de alguns produtos para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foi criado por criminosos um site para arrecadar valores em PIX em nome da Havan, para destinar ao povo gaúcho. O Troco Solidário é o único meio de ajudar o Rio Grande do Sul, sendo possível ser feito somente presencialmente em uma das 176 megalojas em todo o Brasil, sem a necessidade de realizar uma compra. Enfim, toda a ajuda da varejista ao Rio Grande do Sul tem sido informada oficialmente pelas redes sociais da empresa.