26 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Governo anuncia 8º porto com investimento bilionário em SC

Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC
Terminal terá capacidade para movimentar 11 mi de toneladas ao ano

O governador Jorginho Mello anunciou nesta segunda-feira (25) a instalação do oitavo porto de Santa Catarina. O terminal deve começar a operar em Itapoá, no Litoral Norte catarinense, a partir de 2030. A estrutura contará com três berços de atracação e um espaço total de 43 hectares, com capacidade para movimentar 11 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o Governo do Estado, a obra contará com investimento de R$ 3 bilhões da cooperativa Coamo, do Paraná, e vai contar com terminais de GLP, granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes. “É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que nós vamos dragar lá em São Francisco. Isso é um corredor de importação e principalmente de exportação. É uma conquista maiúscula de Santa Catarina”, afirmou o governador.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Coamo já opera no Porto de Paranaguá, no Paraná, mas sofre com frequentes filas para escoar a produção de grãos como soja, milho e trigo. O presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, afirmou que melhorias feitas por Santa Catarina,  como o aumento da profundidade da Baía da Babitonga e as duplicações da SC-416 e SC-417, foram fundamentais para escolha do local.

“Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. É o maior exportador do Paraná já, é a maior empresa do Paraná também. E sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que realmente a gente não consegue fazer. Aqui já é um projeto diferente, que nós estamos trabalhando já há quase 10 anos”, explicou Galinari.

A previsão é de que as obras contem com a contratação de 2 mil trabalhadores e que a operação do porto quando pronto gere 1 mil vagas de emprego. O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, argumenta que a novidade é resultado da vocação catarinense para a logística.

“O impacto é muito significativo, Santa Catarina já era o único estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que Santa Catarina vai ter oito portos, porque o sétimo porto catarinense já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina, o TGSC. E para nossa alegria agora vem a Coamo, maior cooperativa do Brasil, que que fatura mais de R$ 30 bilhões, que tem muita força no comércio exterior”, disse o secretário.

Confira

           

             

Homem é investigado por aliciar mães a produzirem vídeos de pornografia infantil

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Criciúma e Ibirama

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (26) nos municípios catarinenses de Criciúma e Ibirama. O objetivo é aprofundar investigações sobre um indivíduo suspeito de aliciar mães de menores de idade a produzirem vídeos com cenas de exploração sexual infantil.

Continue lendo