Projeto lançado por Jorginho Mello interligará Oeste e Litoral com aeronaves adquiridas na China, fortalecendo turismo, negócios e desenvolvimento regional / Foto: divulgação
Santa Catarina vai ganhar asas até o fim de 2025. O governador Jorginho Mello anunciou, em Joaçaba, nesta última quinta-feira (21), que o Estado terá voos regionais ligando o Extremo-Oeste ao Litoral, com aeronaves chinesas Y12-E, de 21 lugares. Os modelos escolhidos têm como diferencial a versatilidade: em apenas 20 minutos, podem ser convertidos em aviões cargueiros, ampliando sua utilidade para o transporte de medicamentos, documentos e outros itens essenciais. A sede da empresa que vai operar o serviço será em Joinville, em um modelo de parceria público-privada. As primeiras rotas vão interligar cidades como São Miguel do Oeste, Xanxerê, Joaçaba, Lages, Forquilhinha e Florianópolis, fortalecendo o turismo, os negócios e até o transporte de medicamentos.
Conexões estratégicas
Trata-se de um avanço estratégico. Num estado de dimensões continentais e grande vocação econômica, a integração aérea não é luxo, é necessidade. Ao apostar em inovação e conexão regional, Santa Catarina se posiciona de forma mais competitiva, aproximando pessoas, encurtando distâncias e acelerando o desenvolvimento. E tudo isso começou a se desenhar a partir das negociações conduzidas pelo governador e empresários catarinenses durante a missão oficial à China, que garantiu a compra das aeronaves. “Vamos ser sócios até que a empresa esteja estruturada. Depois disso, o governo sai da sociedade e ela segue com capital privado”, afirmou o governador.
Planos para uma ferrovia
A proposta é garantir agilidade e integração entre regiões que hoje enfrentam limitações de transporte aéreo, promovendo desenvolvimento econômico e social. Além dos voos regionais, o governo também estuda a implantação de uma ferrovia ligando o Oeste ao Litoral, com apoio de investidores russos e chineses. A medida reforça o compromisso com a infraestrutura e a conectividade em Santa Catarina. Com essa iniciativa, o estado dá um passo importante rumo à modernização do transporte regional, apostando em inovação, parceria internacional e desenvolvimento sustentável.