Intervenção é de competência federal, mas pode ser assumida pelo estado em caso de ressarcimento; entenda
O governo de Santa Catarina deve assumir a construção do contorno do Morro dos Cavalos, na BR-101. Essa obra é dita como essencial para melhorar o trânsito do local, considerado um dos principais gargalos de mobilidade do estado. No entanto, há uma condição. Para realizar a intervenção, que em tese seria de responsabilidade do governo federal, ele cobra o ressarcimento no valor de R$ 384 milhões, quantia essa que foi investida pela gestão anterior em obras federais.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Estamos dispostos a fazer essa obra para que ela não vire outra lenda. Se eles cumprirem o que prometeram, a gente resolve um problema deles e, ao mesmo tempo, um problema nosso”, disse o governador.
Esse ressarcimento foi prometido no fim do ano passado por Renan Filho, Ministro dos Transportes, em uma visita a Chapecó. Na ocasião, o ministro declarou à imprensa que pretendia ressarcir os R$ 465 milhões aplicados pelo Estado em rodovias federais, reivindicação defendida pelo governador desde o início da gestão.
Projeto
Segundo nota publicada pelo governo estadual, o projeto do binário para a região deve ser apresentado oficialmente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas próximas semanas. “O DNIT nos autorizando a obra e o governo federal cumprindo o que prometeu, a gente segue em frente”, reforçou Jorginho.
A construção do contorno no Morro dos Cavalos é considerada uma solução definitiva para a fluidez do tráfego no local, que atualmente sofre com congestionamentos constantes, especialmente em períodos de alta temporada.
Dois suspeitos de participação em quádruplo homicídio se entregam à polícia
Ao todo, cinco indivíduos identificados como autores do crime já foram detidos
Mais dois suspeitos de participação no quádruplo homicídio no município de São João Batista, na Grande Florianópolis, em maio deste ano, foram presos pela polícia em Taquaras, no Rio Grande do Sul, a 432km do local do crime. De acordo com a Polícia Civil, os indivíduos de 29 e 39 anos já haviam sido identificados e um mandado de prisão contra eles estava ativo. Na iminência de serem presos, os dois se apresentaram na Delegacia do município gaúcho na noite desta segunda (28. Os dois indivíduos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.