Decisão foi publicada nesta segunda (22) pelo Departamento do Tesouro
O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, impôs as sanções da Lei Magnitsky à advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22) pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.
O instituto Lex, ligado à família do ministro, também foi alvo das sanções. A lei já atinge Moraes desde 30 de julho.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.
Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.
A decisão do governo dos Estados Unidos foi tomada 11 dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de estado. O relator do processo que levou à condenação de Bolsonaro é o ministro Alexandre de Moraes.
Homem perde perna e órgão genital após furtar moto e sofrer acidente
Suspeito sofreu colisão grave contra carro e precisou ter os membros amputados
Um homem de 23 anos sofreu um acidente grave enquanto fugia com uma moto furtada da frente de uma residência na manhã deste domingo (21) em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Devido aos ferimentos, ele precisou amputar uma perna, o pênis e os testículos.