19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Grandes nomes da música brasileira estarão presentes no Parque Conta Dinheiro

Região serrana

Uma das maiores festas do Brasil, que atrai turistas do país inteiro, a Festa Nacional do Pinhão chega a 34ª edição. A festa ocorre anualmente em Lages, a cerca de 224km de Florianópolis. O evento inicia no dia 25 de maio e vai até 02 de junho.

Grandes nomes da música brasileira estarão presentes no Parque Conta Dinheiro, na belíssima Serra Catarinense, como a banda CPM 22, as duplas sertanejas Jorge e Mateus e Victor e Leo, a cantora sertaneja Ana Castela e os cantores sertanejos Gusttavo Lima, Luan Santana e Gustavo Mioto, que são sucessos nas paradas musicais atualmente. Além dos shows, há opção de aproveitar a gastronomia típica da região serrana.


Documentos e objetos

Um momento envolvente no mundo da arte. “Estandartes em Contratempos” é o nome da nova exposição que o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, apresenta até o dia 03 de junho. A mostra propõe uma imersão na estética, cultura, simbologias, e processos do fazer carnaval (da produção do carnaval) das Escolas de Samba da Grande Florianópolis.

 

A cenografia visual proposta na exposição cria seu enredo com relatos, fotografias, pinturas, documentos e objetos, fantasias e alegorias. O acervo ocupa todo andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, onde nasceu a história do carnaval de Florianópolis.

A exposição foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – Executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A visitação é gratuita, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, das 10h às 14h. O Museu fica fechado aos domingos e às segundas-feiras.


Gramofone uruguaio

Você que ainda não foi prestigiar a exposição “Memorial do Ofício no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina”,  a mostra segue até dia 25 de maio. A visitação é gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, destaque para peças cenográficas a filmes famosos com materiais pertencentes ao Memorial do Ofício.

O clipe “A velha a fiar”, de Humberto Mauro (1964), estará representado por uma “roda de fiar”; a réplica canadense da bicicleta Penny Farthing, assim chamada por causa de duas moedas inglesas, uma grande e outra pequena, remeterá ao eterno Charles Chaplin. Também estarão expostos a prancha de surfe, de 1968, que remete ao filme “Menino do Rio”; bancos de trem retráteis, cujos encostos se deslocam para frente, e um raro teodolito, contam o filme “Assalto ao trem pagador”. A parte da história do som, contém um raro fonógrafo norte americano da firma de Thomas Edison, de 1906; um gramofone uruguaio, de 1930; e um 3 em 1 National, dos anos 1980.


Cinema japonês

Durante o mês de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe sessões do Cineclube Matutá. As exibições têm entrada gratuita e serão realizadas nos dias 9 e 23, às 19h. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023 – Edição Especial Paulo Gustavo.

A proposta do Cineclube é promover sessões de títulos fantásticos da sétima arte, com a temática “Você vai virar petisco”, voltada para filmes de monstros e de criaturas. Os títulos exibidos serão Godzilla (1954) e A Serpente Verde (2021), respectivamente, nos dias 9 e 23. Antes dos longas, também serão exibidos curtas produzido por cineastas catarinenses. Além disso, cada sessão será seguida por um debate no qual serão discutidos os principais temas presentes nas obras.

“Godzilla” é um dos maiores clássicos do cinema japonês e mundial. A enorme criatura, que hoje encabeça duas das maiores franquias da história da sétima-arte, surgiu pela primeira vez em 1954, em um filme cujos prestígios narrativos e técnicos são destaque até os dias de hoje. O título foi escolhido para a sessão que inaugura o ciclo. Já “A Serpente Verde”, título exibido no dia 23 de maio, é uma animação chinesa inspirada pela “Lenda da Serpente Branca” do folclore chinês. O longa foi lançado nos cinemas em 2021.

A proposta do cineclube, de oferecer sessões em espaços conhecidos de Florianópolis, surge a partir da intenção de resgatar o espírito dos antigos cinemas de rua, construindo uma comunidade cultural com o público.


Dia especial

Para quem curte a voz de Duda Leindecker, o gaúcho estará no Teatro Ademir Rosa (CIC) neste dia 23 de maio, quinta-feira, a partir das 20h. O show traz as principais músicas do artista, como “Dia Especial”, “Mais Um Dia”, “Ronco do Vulcão dentre outras. Reúne a turma e curta a boa música.


Muitas risadas

Quem aterriza na terra catarinense é o ator e humorista Fábio Porchat apresenta o show “Histórias do Porchat” na Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis, no dia 26 de maio de 2024, às 19h. O novo espetáculo de stand-up de Fábio Porchat conta suas histórias que prometem dar muitas risadas, já que ele contará situações vividas em suas viagens.

Porchat tem destaque nacional em filmes, séries, Internet e programas de TV, e agora chega à Grande Florianópolis para apresentar seu espetáculo de sucesso. Apesar do show iniciar às 19h, a casa abre às 17h. A duração do espetáculo é de 80 minutos.