15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Guarda do Embaú recebe etapa final do Catarinense de bodyboarding

Competição encerrou o circuito com bom público no sábado (16) e no domingo (17)

A Guarda do Embaú foi palco da última etapa do Circuito Catarinense de Bodyboarding. O Guarda Bodyboard Pro, evento chancelado pela Federação Catarinense de Bodyboarding (Fecab) e que contou com o apoio da Prefeitura de Palhoça, reuniu bom público no sábado (16) e no domingo (17). O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Paulo Lopes e com a Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú.

Nas ondas da Guarda do Embaú, atletas renomados e até campeões brasileiros disputaram as primeiras colocações no ranking catarinense de 2023. O circuito passou pelas praias de São Francisco (outubro) e Balneário Piçarras (novembro) antes de desembarcar em Palhoça, na Grande Florianópolis, para a terceira e última etapa, nas ondas da Reserva Mundial do Surfe.

“O evento foi top, com a participação de vários atletas de todo o país, campeão brasileiro, atletas de nível internacional. Teve competidor que mora na Califórnia e veio especialmente para esse evento, muito bem organizado pela Federação, juntamente com a Fundação Municipal de Esporte e Cultura”, comenta o gerente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Juscelino Gomes de Oliveira (Juno), que acompanhou de perto a realização do evento e prestou o apoio necessário por parte da fundação.

 

“A nossa fundação deu apoio total na estrutura do evento, proporcionando uma final de campeonato muito top. Estamos sempre buscando parcerias com as federações e buscando trazer grandes eventos para o nosso município. Nosso calendário esportivo está recheado de atrações nesta temporada, com vôlei de praia, futevôlei, corrida… Teremos esportes para todos os gostos”, celebra o presidente da FMEC, Jeferson Ramos Batista.

A última etapa do Circuito Catarinense de Bodyboarding 2023 foi um espetáculo de surfe e emoção. O evento definiu o ranking catarinense do ano e inaugurou o calendário de eventos de bodyboarding na Guarda do Embaú, destacando o excelente trabalho da Fecab, que entregou três etapas do circuito em tempo recorde. “Estamos reestruturando o esporte no estado, trazendo eventos inéditos e emocionantes. Agradeço a todos os apoiadores, patrocinadores, atletas e simpatizantes por tornar isso possível”, avalia Cris Fontoura, presidente da Fecab.

 

Resultados e campeões de 2023

Na categoria Pro Feminino, Joselani Amorim sagrou-se campeã, seguida por Gina Felix e Francis Aoto, esta que se prepara para o Mundial de Bodyboarding de 2024, que será disputado no Marrocos. Jo Amorim e Francis Aoto empataram no ranking, e por acordo de exceção, são as campeãs profissionais de 2023.

Na Sub-14, a jovem promessa Maria Eduarda Braggio destacou-se, conquistando o título de 2023.

Na categoria Gran Master Masculino, Claiton Silva, bicampeão sul-brasileiro, brilhou na terceira etapa, mas foi Luis Villar quem levou o título do ano.

A Master Feminino viu Naiara Stringhini dominar as ondas, conquistando o campeonato, enquanto no Open Feminino, Mariana Bolsoni Radke fez uma estreia impressionante, mas foi Mayra Gonçalves quem levou o título catarinense.

Finalmente, no Open Masculino, Roger Fusculin provou seu talento mais uma vez, tornando-se o tetracampeão catarinense, com excelentes performances desde a primeira etapa. Leandro Gonçalves, no Pro Masculino, levou mais um título para o Paraná, com a vitória na Guarda.

A etapa final foi repleta de momentos marcantes, com manobras fortes da novata Mariana Radke e o incentivo divertido da presidente da Fecab para Roger Fusculin se tornar profissional. Esses momentos destacam não apenas o talento dos atletas, mas também a paixão pelo bodyboarding em Santa Catarina.

Com o fim do circuito de 2023, os olhos já se voltam para o próximo ano, com os atletas e fãs ansiosos por mais ação, ondas incríveis e, claro, a contínua evolução desse esporte espetacular no cenário catarinense.

 

Fotos: @peloolhardefernanda/Prefeitura de Palhoça/Reprodução