Time entra pressionado na última rodada, dependendo de outros resultados para garantir a classificação
O Figueirense terá Henrique, ex-jogador com boa passagem pelo clube, na beira do gramado para o jogo de domingo (25), válido pela última rodada do Campeonato Catarinense 2026. O time chega em uma situação complicada, precisando vencer e torcer para o Barra não vencer o Concórdia, em casa, ou terminar com um saldo de gol pior, para classificar para a próxima fase. Para buscar a vaga no mata-mata, o técnico interino afirmou que dar o máximo de energia e passar confiança aos atletas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em entrevista realizada na manhã desta sexta-feira (23), um dia após o Figueirense perder a terceira partida consecutiva, desta vez para o Concórdia, em jogo que culminou na demissão de Waguinho Dias, Henrique falou que o primeiro ponto que irá trabalhar será o mental dos atletas, para depois organizar o time dentro de campo. “Não temos tempo hábil para isso (mudanças táticas), então vai ser mais na conversa, no diálogo, e tentar posicionar os atletas um dia antes do jogo para poder performar da melhor forma possível e sabendo que só o resultado positivo nos interessa”, disse.
O treinador interino também mostrou confiança nos atletas e na classificação ao dizer que a situação negativa será revertida no domingo. “Tenho certeza que nós vamos reverter essa situação e passar confiança para o torcedor, porque esse grupo tem muito para entregar ainda, tem muito a tirar de qualidade deles. Então, a gente tem total confiança que isso é possível, sabemos que não podemos esconder a situação que vivemos, mas também sabemos que podemos reverter isso e isso vai acontecer no jogo contra o Camboriú”, afirmou.
Situação complicada
Depois de duas vitórias nas rodadas iniciais do campeonato, parecia que o alvinegro estava caminhando para uma classificação tranquila. No entanto, uma sequência de três derrotas consecutivas, para Brusque, Avaí e Concórdia, colocou o time em uma situação complicada, não dependendo só de si para ir à próxima fase. Para o objetivo, a equipe precisa vencer do Camboriú em casa e torcer para uma das possibilidades:
- Barra perder, empatar ou vencer o Concórdia por um saldo de gol menor que o do Figueirense;
- Chapecoense empatar ou perder em casa com o Joinville;
- Santa Catarina perder em casa para o Avaí
Se isso não acontecer, o Figueirense disputará o quadrangular da morte, onde quatro times disputam uma vaga na série A do Campeonato Catarinense de 2027. Os outros três serão rebaixados para a segunda divisão.
Waguinho Dias demitido
O treinador Waguinho Dias não suportou a pressão da terceira derrota consecutiva no comando do “Furacão” e foi demitido ainda em Concórdia, onde a equipe foi derrotada por 1×0. No comando do Figueirense, Waguinho fez 12 jogos, com seis vitórias, cinco derrotas e um empate, com um desempenho de 52,7%. Pelo time, ele também conquistou o título da Copa Santa Catarina de 2025.
SC é destaque com cobertura vacinal de 18 tipos acima da média nacional
Estado também tem importantes vacinas com índice acima de 90%
O estado de Santa Catarina foi destaque nacional no setor da saúde em 2025, especialmente quando se trata da vacinação. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (23), a cobertura vacinal ficou acima da média em 18 das 20 vacinas monitoradas. Destaca-se também a imunização do público alvo acima de 90% em diversos tipos, como a tríplice viral (97,5%), poliomileite (92,6%) e pneumonia (96%).





