Alimentos refrescantes e bebidas estratégicas são os maiores aliados para manter o corpo saudável e cheio de energia nos dias de altas temperaturas
Com a chegada das altas temperaturas, manter o corpo hidratado torna-se um desafio que vai muito além de beber apenas um copo de água. Segundo o Ministério da Saúde e especialistas do Hospital Oswaldo Cruz, a estratégia ideal para enfrentar o verão combina a ingestão constante de líquidos com o consumo de alimentos que possuem alto percentual de água em sua composição.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Essa combinação é essencial para repor não apenas o líquido perdido através do suor, mas também os sais minerais, conhecidos como eletrólitos. Ao escolher os itens certos para o cardápio, você evita aquela sensação de cansaço excessivo e garante que o organismo funcione plenamente mesmo sob um sol escaldante.
De acordo com o Ministério da Saúde, 20% da nossa hidratação diária pode vir dos alimentos sólidos, e frutas e vegetais com mais de 90% de água são fundamentais nesse processo. Itens como melancia, melão, morango, pepino, alface e tomate são verdadeiras “cápsulas de hidratação” natural.
O grande segredo desses alimentos é que eles liberam a água de forma gradual durante o processo de digestão. Além disso, optar por pratos frios, como saladas coloridas e ceviches, facilita a termorregulação do corpo. Isso evita que o organismo gaste energia excessiva na digestão de comidas pesadas, o que previne o mal-estar térmico após as refeições.
Água e outras bebidas que aliviam no calor
Embora a água mineral seja insubstituível, outras bebidas podem potencializar a sua recuperação. A água de coco, por exemplo, é celebrada por especialistas como um excelente repositor natural de potássio e magnésio. Ela funciona como um isotônico natural, ideal para quem se expõe muito ao sol ou pratica atividades físicas.
Chás gelados e sucos de frutas cítricas também são ótimas opções, mas o alerta de nutricionistas é claro: consuma-os preferencialmente sem açúcar. O açúcar em excesso pode prejudicar a absorção de líquidos e causar picos de insulina, o que não é interessante para quem busca equilíbrio e refrescância.
Fuja dos vilões da desidratação
Nem tudo o que é gelado ajuda a hidratar. É preciso ter cautela com bebidas alcoólicas e aquelas com alto teor de cafeína, como alguns refrigerantes e energéticos. Essas substâncias possuem efeito diurético, o que significa que elas estimulam a eliminação de líquidos pelo corpo, podendo agravar quadros de desidratação.
Da mesma forma, alimentos ultraprocessados ou muito salgados devem ser evitados. O excesso de sódio favorece a retenção de líquidos e aumenta consideravelmente a sensação de sede. Ao priorizar uma dieta leve e natural, você garante um verão muito mais saboroso, fresco e, acima de tudo, seguro para a sua saúde.
Acidente entre moto e viatura da Polícia Científica deixa dois feridos
Colisão traseira entre os veículos aconteceu na noite deste sábado (1), na BR-282
Um acidente de trânsito registrado na noite de sábado (1), deixou duas pessoas feridas na BR-282, em Bom Retiro, na Serra Catarinense. A colisão traseira envolveu uma motocicleta com duas pessoas, e uma caminhonete, pertencente à Polícia Científica. O acidente aconteceu por volta das 23h04, próximo ao acesso à localidade de Negrinha.





