Vítima teria se afogado ao tentar atravessar rio após forte enxurrada
O corpo de Josias Borchardt, homem que estava desaparecido desde a segunda-feira (3) em uma área de mata em Garuva, no Norte de Santa Catarina, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (6). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), que mobilizou um intenso trabalho de buscas no interior do município.
A vítima foi encontrada por populares às margens do Rio São João. Em seguida, elas comunicaram o CBMSC, que realizou a retirada do corpo e concluiu a operação de buscas. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas a suspeita é de que Josias tenha sido arrastado pela forte correnteza e se afogado ao tentar cruzar o rio.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O velório de Josias ocorre nesta sexta-feira (7), a partir das 13h30, na Funerária Bom Pastor, em Garuva. Já o sepultamento será no Cemitério Municipa, às 17h.
Entenda o caso
Josias Borchardt saiu de casa por volta das 6h30 de segunda-feira para colher fumo em uma área rural em Garuva Acima, região de mata fechada considerada de difícil acesso. Por volta das 17h, ele enviou um vídeo à esposa, afirmando que conseguiria retornar para casa pelo caminho habitual pro conta do rio, que estava nível bastante elevado por conta das fortes chuvas que atingiram a região horas antes.
Na mensagem, Josias afirma que tentaria atravessar a água ou seguir pela margem até alcançar a BR-376, na divisa entre Paraná e SC, percurso de aproximadamente três quilômetros em meio à mata densa. Após perder contato após receber o vídeo, a esposa acionou o CBMSC.
Foram três dias de intensas buscas pela região, que mobilizaram 25 profissionais, entre bombeiros militares e bombeiros comunitários, além do apoio da Defesa Civil municipal. Foram empregadas ainda seis viaturas de buscas, uma embarcação, um drone e um cão de faro. Além do percurso em terra, o CBMSC CBMSC percorreu cerca de 12 km em água ao longo do Rio São João, abrangendo a região de Garuva Acima até São João Abaixo.
Durante os trabalhos, foram localizados pertences pessoais da vítima – incluindo mochila, roupas e telefone celular – em uma área ribeirinha, o que permitiu delimitar o perímetro operacional de busca e concentrar os esforços de varredura. O emprego de drones possibilitou a inspeção de áreas alagadas e de difícil acesso, enquanto as equipes de bote realizaram buscas ribeirinhas minuciosas, com inspeção de remansos, pontos de represamento e margens com acúmulo de galhos.
Cidades de SC cancelam aulas nesta sexta-feira sob alerta de ciclone
Aulas e outros serviços foram suspensos nos períodos da tarde e noite
Diversos municípios de Santa Catarina determinaram o cancelamento das aulas nesta sexta-feira (7), após a Defesa Civil do estado emitir um alerta vermelho sobre a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. Pelo menos cinco cidades do Litoral Sul emitiram comunicados sobre o fechamento de escolas e outros serviços.











