22 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Homem é diagnosticado com peste negra após picada de pulga

Foto: Banco de imagens
Paciente está recebendo cuidados médicos e se recupera em casa, afirma comunicado

Um homem foi diagnosticado com a peste negra em South Lake Tahoe, na Califórnia, Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Departamento de Saúde Pública do estado, nesta quinta-feira (21).

De acordo com o comunicado, o homem está recebendo cuidados médicos e está se recuperando em casa. Ele teria sido infectado após ter sido picado por uma pulga enquanto acampava na região.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“A peste está naturalmente presente em muitas partes da Califórnia, incluindo áreas de maior altitude no Condado de El Dorado. É importante que as pessoas tomem precauções para si mesmas e para seus animais de estimação quando estiverem ao ar livre, especialmente ao caminhar, fazer trilhas ou acampar em áreas onde há roedores silvestres”, alerta Kyle Fliflet, diretor interino de Saúde Pública do condado de El Dorado.

A peste bubônica é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida principalmente pela picada de pulgas de ratos. Ela é o tipo mais comum da peste, também conhecida como Peste Negra, que foi uma das pandemias mais mortais da história, especialmente no século XIV.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios e inchaço dos gânglios linfáticos (bubões), podendo levar a formas mais graves como a septicemia ou a pneumonia.

           

             

Bebê de 2 meses é internado em estado grave e padrasto é preso

Irmã mais velha, de 1 ano, também sofreu lesões e foi encaminhada à rede de proteção

Uma bebê de apenas 2 meses de idade foi internada em estado grave, com suspeita de traumatismo craniano e hematomas pelo corpo na última quarta-feira (20) em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Uma irmã mais velha também estava ferida e foi encaminhada ao Conselho Tutelar. O padrasto das crianças foi preso por suspeita de maus-tratos.

Continue lendo