23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Hospitais estaduais do SUS em SC têm apenas 6% de leitos disponíveis

Região do Grande Oeste não tem mais vaga e outras cinco regiões apresentam 100% de lotação ao menos uma categoria

Dos 1168 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS em hospitais estaduais de Santa Catarina, apenas 69 estão disponíveis. Os dados que registram ocupação de 94% são do painel de transparência da Saúde no Governo do Estado, atualizados na noite da última quarta-feira (12) e verificados até as 13h desta quinta-feira (13).

Os leitos, das categorias Neonatal, Pediátrico e Adulto, são divididos por sete regiões (Grande Oeste, Meio Oeste e Serra, Planalto Norte e Nordeste, Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Sul).

Dessas sete regiões, seis apresentam ocupação de 100% em ao menos uma das três categorias e apenas a região Meio Oeste e Serra escapa, mas, ainda assim, a ocupação mínima registrada na região é de 75%, na categoria de leitos Pediátricos, em que apenas quatro dos 16 leitos estão disponíveis. No Oeste, não há mais leito em qualquer das categorias.

 

UTIs Neonatais

Nas UTIs neonatais, não há mais vagas nas regiões Grande Oeste, Foz do Rio Itajaí, Vale do Itajaí e Sul e a menor ocupação é registrada no Meio Oeste e Serra, com 82,35% dos leitos ocupados (6 disponíveis). A Grande Florianópolis tem apenas 1 leito disponível, com 98% de ocupação, e o Planalto Norte e Nordeste são 3 os leitos disponíveis, com 94% de ocupação.

UTIs Pediátricas

Nas UTIs neonatais, são cinco das sete regiões do estado onde não há mais vagas. Apenas as regiões Meio Oeste e Serra e Foz do Rio Itajaí tem disponibilidade. Quatro leitos na Serra, lotação de 75%, e três leitos na Foz, lotação de 80%.

UTIs Adultos

Entre as UTIs para adultos, não há vagas no Grande Oeste e tampouco Foz do Rio Itajaí. Outras três regiões também estão próximas ao limite, são elas: Vale do Itajaí, com 2 leitos e lotação de 98% Planalto Norte e Nordeste, com 3 leitos e lotação de 98%, e Grande Florianópolis, com 6 leitos e 96% da capacidade lotada. Sul e Meio Oeste e Serra têm ainda alguma disponibilidade, com 22 e 19 vagas, respectivamente.

Foto: Freepik / Reprodução