21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Hospital Geral de Lages inaugura nova ala de emergência

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Serviço terá porta aberta para pacientes oncológicos, queimados, bariátricos e com complicações pós-cirúrgicas

O Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HGMTR) em Lages, na Serra catarinense, inaugurou nessa segunda-feira (3) a nova emergência da unidade. O serviço funcionará no sistema porta aberta para pacientes oncológicos, queimados, bariátricos e com complicações pós-cirúrgicas realizadas no hospital.

A Emergência possui 1,350 metros quadrados e conta com recepção, consultórios, salas de medicamentos, de utilidades, de expurgo, de triagem, Depósito de Material de Limpeza (DML), Sala Laranja e Sala Vermelha. Para as demais especialidades, a emergência será de forma referenciada. Neste caso, os pacientes deverão ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de serem encaminhados para o Hospital Tereza Ramos.

 

A abertura da nova estrutura da instituição, que tem já 80 anos de existência, contou com a presença do governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. “Eu fico muito feliz em entregar um equipamento desse, uma obra com essa qualidade pra que a gente consiga atender melhor, dar conforto, dar carinho, dar encaminhamento para as pessoas que precisam”, afirmou o governador.

“Essa emergência é mais um equipamento de saúde. Que ela cumpra o seu propósito que é receber, acolher e realizar os procedimentos com a dignidade que pacientes e seus familiares merecem. Qualidade e equipe técnica nós temos e estrutura física nós temos. Que Deus abençoe a todos”, disse a secretária Carmen Zanotto.

Atualmente, o Hospital Geral de Lages conta com 1.378 funcionários, sendo 228 médicos, 880 profissionais de enfermagem e 270 administrativos. A unidade atua nas ações de captação e doação de órgãos e tecidos, oferecendo várias especialidades clínicas e cirúrgicas, além de apoio à diagnose e terapia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

“Com o novo serviço, nossa prioridade é garantir atendimento ágil e eficiente, especialmente para os pacientes oncológicos, proporcionando cuidado e atenção rápidos em momentos críticos. A comunidade aguardava há anos por esta inauguração. Estamos dedicados a fazer da nova emergência um espaço de esperança e recuperação, reafirmando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de nossos pacientes”, ressaltou a diretora da instituição, Maria Cristina Mazzetti Subtil.

O Hospital é referência em gestações de alto risco, sendo a principal maternidade na região serrana de Santa Catarina. Oferece atendimentos especializados em cirurgias gerais, cirurgias oncológicas e cuidados integrais a pacientes com câncer. Também é referência para pacientes adultos que sofreram queimaduras e cirurgia bariátrica.