28 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Identidade de corpo encontrado na Lagoinha do Leste é confirmada

Vítima foi resgatada neste domingo (25) por meio de rapel e apoio do helicóptero dos Bombeiros

A Polícia Científica confirmou nesta terça-feira (27) que o corpo resgatado em um costão na Lagoinha do Leste, em Florianópolis, é de José Maria Alday, de 70 anos. O turista argentino estava desaparecido desde o dia 15 de maio, quando saiu para realizar uma trilha no Sul da Ilha. A causa da morte ainda não foi confirmada.

O corpo da vítima foi encontrado no último sábado (24), após seis dias de buscas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), em um costão rochoso remoto, entre a Lagoinha do Leste e o Pântano do Sul. Porém, por conta da chuva e da presença de muitas aves no local, o resgate só foi realizado no domingo (25), com um novo planejamento.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo o CBMSC, o ponto exato onde o corpo foi encontrado era de dificílimo acesso, e demandou técnicas de rapel, com o suporte do helicóptero Arcanjo-01. Ele foi localizado entre pedras, a aproximadamente 50 metros acima do nível do mar, em uma encosta íngreme e escorregadia.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar

Resgate mobilizou operação complexa

O capitão Rafael Vieira Vilela, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e coordenador das buscas, destacou a dificuldade da missão. “Exigiu planejamento detalhado e extrema habilidade técnica dos bombeiros, diante do terreno hostil e dos riscos envolvidos. O acesso ao local era muito difícil, sendo necessário o desembarque das equipes com aeronave ainda em voo em baixa altura, em uma pedra acima do ponto onde o corpo estava localizado, bem como o emprego de técnica de rapel para descida até o local, fatores que elevaram o risco da operação”.

Ao longo dos sete dias de operação, foram mobilizados cerca de 50 bombeiros em revezamento nas buscas terrestres, aéreas e marítimas, com cães farejadores, drones com câmeras térmicas e alto-falantes, além de embarcações, sistemas de georreferenciamento e comunicação via satélite.

A operação contou também com o apoio crucial dos batalhões de aviação do CBMSC e da Polícia Militar (PMSC), que auxiliaram no transporte das equipes e realizaram sobrevoos na área. Os bombeiros enfrentaram terrenos de alta complexidade, como trilhas densas, mata fechada e costões rochosos íngremes. As condições climáticas desafiadoras, como chuva e vento, e o alto risco operacional impuseram grandes obstáculos às equipes.

Relembre o caso

Foto: PMSC/Divulgação

A busca por José Maria Alday pelo CBMSC começou em 19 de maio, após o serviço de inteligência do SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) obter imagens de uma câmera de segurança. O vídeo mostrava o turista caminhando próximo à entrada da trilha da Lagoinha do Leste, no Pântano do Sul.

Duas testemunhas também confirmaram ter visto Alday na Praia da Lagoinha do Leste, subindo a trilha que leva à Pedra da Coroa. Este ponto se tornou o foco inicial e principal da busca.

           

             

Polícia Federal desmantela laboratório de dinheiro falso na Serra catarinense

Sete pessoas foram presas durante operação

A Polícia Federal (PF) desmantelou dois laboratórios clandestinos de produção de cédulas falsas de Real nas cidades de Lages, na Serra catarinense, e Luziânia, em Goiás. A ação desta segunda-feira (26) resultou também na prisão de sete pessoas.

Continue lendo