22 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Idoso é resgatado após 2 dias perdido na mata em Parque Estadual de SC

Foto: Adrio Centeno/IMA
Vítima foi encontrada após equipes conseguirem visualizar último acesso ao Google no celular da vítima

Um homem de 76 anos foi resgatado após passar dois dias perdido em meio à mata no Parque Estadual Acaraí, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ele foi encontrado neste domingo (21), após as equipes mobilizadas nas buscas conseguirem visualizar o ponto do último acesso à conta do Google no celular da vítima.

O desaparecimento ocorreu após o idoso sair para fazer uma caminhada de rotina no Parque – que tem ao todo 66,67 km², por volta das 8h de sexta-feira (19), acompanhado de uma cadela. Próximo das 17h, a família estranhou a demora para o homem retornar para casa e acionou os bombeiros, que iniciaram os procedimentos de busca.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), os trabalhos na mata começaram na manhã de sábado (20) com pouquíssimas informações, o que desde o início caracterizou uma busca de maior complexidade. A família soube informar um ponto inicial da caminhada, local que a vítima frequentava com regularidade.

Mais tarde, o filho da vítima conseguiu acesso à localização onde a conta Google do homem havia sido movimentada, indicando o UPV – Último Ponto Visto, informação que passou a nortear as ações de busca. Para chegar até lá, foram percorridos aproximadamente 14 quilômetros em trilhas e áreas de mata fechada. No início do caminho, foram identificadas pegadas compatíveis com uma pessoa e um cachorro. Mas, após determinado trecho, não foram mais encontrados vestígios.

A equipe chegou até o ponto indicado como UPV, onde foi identificada uma trilha aberta que seguia em direção à margem do rio. A área foi vasculhada, mas nenhum outro vestígio da vítima foi encontrado no local. As buscas continuaram pelas trilhas de mais fácil acesso,  priorizando áreas com maior probabilidade de a vítima ter passado e com o emprego de um cão farejador do CBMSC, além de equipes dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil.

Após mais uma noite sem conseguir encontrar o idoso, os trabalhos foram retomados neste domingo (21). Em determinado momento, a vítima conseguiu ter acesso a sinal de internet e entrou em contato com a família, possibilitando novamente a obtenção da localização por meio da conta Google, que revelou que ela estava a  aproximadamente dois quilômetros de distância do último ponto registrado. Com base nessas informações, o helicóptero Águia da Polícia Militar (PMSC) foi mobilizado para o resgate.

O homem foi encontrado consciente e orientado e foi levado ao hospital, onde permanece em recuperação. A comunidade agora busca meios de encontrar a cadela Nega, que segue perdida no Parque Acaraí. No entanto, as autoridades orientam que populares que não conhecem a área não devem entrar na mata devido ao risco de mais pessoas se perderem.

           

             

Produtos explosivos são encontrados durante incêndio em residência

Um homem precisou ser conduzido ao hospital

Um incêndio destruiu parte de uma serralheria nos fundos de uma residência na manhã desta segunda-feira (22) em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Durante a ocorrência, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) encontrou produtos com risco de explosão no local do incêndio. Um homem precisou ser conduzido ao hospital.

Continue lendo