25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

IFSC adere à greve dos servidores federais de educação a partir desta segunda

Professores da UFSC devem tomar decisão até este sábado

Os servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entrarão em greve a partir desta segunda-feira (8), em conjunto com a mobilização da categoria a nível nacional iniciada na última quarta (3). A decisão foi tomada em uma assembleia geral híbrida, realizada também na última quarta-feira, e tem prazo indeterminado.

Além da assembleia, no Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais, os campi do IFSC realizaram uma paralisação de 24h. No Campus Florianópolis Centro foi realizado também, no período da manhã, uma mesa redonda sobre as carreiras TAE e docente.

Já os servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Apufsc-Sindical,  devem decidir até este sábado (6) se irão aderir à paralisação por tempo indeterminado por meio de uma votação online.

 

Greve do Sinasefe

Servidores federais que atuam na área de educação iniciaram nessa quarta-feira (3) uma greve nacional por tempo indeterminado que, segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), já conta com a adesão de mais de 360 unidades de ensino em pelo menos 23 unidades federativas.

Além de uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores pedem também reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e de docentes; a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro”; bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março em 29 seções sindicais, a greve será nacional e por tempo indeterminado, conforme informado no dia 28 de março documento protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, bem como ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação