21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Imunidade no outono? Veja alimentos e chás que melhoram a saúde

Saiba o que incluir na dieta para turbinar o sistema imunológico durante a estação; nutricionista dá dicas

Nas épocas mais frias do ano, como o outono, nosso organismo pede uma “ajudinha” extra para manter a imunidade em dia. As doenças respiratórias são ainda mais comuns e, por isso, é importante readequar a alimentação em nome da boa saúde.

Ao Band Receitas, a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, indica alimentos e chás que são aliados do sistema imunológico no outono. Procure melhorar o consumo de vitaminas, minerais e gorduras boas, como ômega 3. Dica extra: não deixe de manter uma rotina com consumo de água, prática de atividades físicas e boas noites de sono.

Alimentos e chás para aumentar a imunidade no outono

Frutas cítricas

Segundo a especialista, é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A vitamina C é fundamental para o fortalecimento da imunidade, e ela está presente nas frutas cítricas. “Priorize a laranja, o limão e o abacaxi. Faça chás quentes com as frutas para aumentar a biodisponibilidade”, diz Angélica Grecco.

 

Oleaginosas

A nutricionista reforça a importância da função antioxidante do zinco, nutriente que é extremamente importante para o sistema imunológico. “Ele está muito presente nas castanhas, sementes e oleaginosas em geral”, afirma.

Peixes

Salmão e sardinha são alimentos ricos em ômega 3, que também é antioxidante e anti-inflamatório. A gordura ajuda a prevenir processos gripais e resfriados.

Abacate

O abacate é rico em vitamina E, que ajuda a potencializar as células imunológicas. A nozes também cumprem essa função.

Fonte: Band
Foto: Envato Elements