21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Incêndio atinge galpões no Litoral Norte de Santa Catarina 

Força-tarefa foi mobilizada para o combate ao fogo em operação que já dura mais de 18 horas; não houve vítimas

Um complexo de galpões pegou fogo no município de Barra Velha, no Litoral Norte catarinense. O incêndio foi registrado pelos bombeiros por volta das 18h da última quinta-feira (25) e até a publicação desta notícia as equipes ainda atuam na contenção dos últimos focos de chamas no local. No momento do incidente, cerca de 35 funcionários já haviam deixado o local de trabalho, e não há registros de vítimas.

Ainda não é possível determinar a causa do incêndio, mas o Corpo de Bombeiros garante que a perícia será iniciada ainda nesta sexta-feira (26). Localizados no Km 95 da BR-101, sentido sul, os galpões são alugados por empresas de utensílios domésticos, logística e distribuição, além de uma administradora e distribuidora de materiais escolares. Um vigilante privado, que estava presente no momento, notou o estrondo e a fumaça, acionando imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Uma força-tarefa se formou para o combater o incêndio, com estratégias para proteger as estruturas não afetadas e as residências vizinhas. 44 Bombeiros, dentre militares, comunitários e voluntários atuam na operação. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), um dos galpões menores foi protegido com sucesso, enquanto uma parte do segundo galpão maior, com todo o estoque em seu interior, também foi salva.

 

O incêndio se concentrou no terço central do galpão maior, tornando a ação pelo alto ineficiente devido ao colapso da estrutura do telhado. As equipes realizaram o combate direto pelas aberturas proporcionadas pelas portas de descarga (docas). Para a extinção completa do incêndio, foi providenciado o acesso à edificação com o uso de retroescavadeiras, a fim de afastar as estruturas metálicas do telhado e permitir o trabalho de rescaldo.

Tratores e retroescavadeiras da empresa estão auxiliando no trabalho, removendo materiais para permitir um combate mais direto às chamas. Também foram ultilizados veículos e equipamentos especializados, como carretas auto tanques, caminhões auto-tanques, auto-escadas mecânicas, auto-plataformas mecânicas e outros.

Atuam na ocorrência as seguinte equipes: Bombeiros Militares de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Piçarras e Barra Velha; Bombeiros Voluntários de Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial, São João do Itaperiú, Araquari e Barra Velha; Polícia Militar; Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Jaraguá do Sul; Defesa Civil Municipal de Barra Velha e a CELESC.

Fotos: CBMSC / Divulgação