19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Inep alerta sobre golpe envolvendo programa de bolsas; entenda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez um alerta, nesta quinta-feira (22), sobre um golpe envolvendo programas de bolsas e descontos em cursos, que estariam sendo oferecidos em nome do Instituto.

Em um comunicado oficial, o Inep esclareceu que “não participa de programas de bolsas e tampouco promove seleções para conceder descontos em cursos e outras ações educacionais”.

A entidade recebeu denúncias de tentativas de golpe, nas quais foram forjados documentos com a suposta assinatura do atual presidente do Instituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, anunciando seleção com a condicionante de pagamento de boleto para validação do benefício.

De acordo com o Governo Federal, a única forma de coleta de dados pessoais relacionados às pesquisas estatísticas do Inep ocorre estritamente para fins estatísticos. Os dados são sigilosos e qualquer comunicação complementar ocorre somente por e-mail institucional direcionado às secretarias estaduais e municipais de Educação.

O Instituto reforça que “não há, portanto, sorteios ou seleções utilizando a base de informações das ações do Inep. A falsificação de documentos públicos é crime, e o Inep orienta que as pessoas denunciem às autoridades locais caso sofram qualquer tipo de contato que não seja feito pelos meios tradicionais”.

Foto: Freepik/Reprodução