23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Variedades

Influenciadora indígena ministra oficinas de grafismo corporal em Santa Catarina

Foto: Reprodução/ Rede Social @thaiskokama

Famosos já utilizaram a técnica de Thais, como por exemplo a Isabelle Nogueira

Na próxima sexta-feira (17), a influenciadora, Thais Kokama iniciará uma série de oficinas de grafismo corporal indígena em Santa Catarina, abrangendo as cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. O projeto, propõe a promover um intercâmbio cultural, busca disseminar a arte e os significados por trás do grafismo indígena corporal.

A ativista social, Thais Kokama, originária da aldeia multiétnica Inhaã-bé, é uma reconhecida ativista social com mais de 140 mil seguidores no Instagram. Ela utiliza sua plataforma não apenas para divulgar sua arte, mas também para discutir questões relevantes como a preservação ambiental e os direitos dos povos originários.

 

A artista corporal já realizou grafismos em outras personalidades, incluindo a influenciadora digital Isabelle Nogueira, conhecida como a Cunhã-Poranga do boi bumbá, uma figura que simboliza a mulher indígena. Além da habilidade na arte corporal, Thais é compositora, palestrante e graduada em rádio e TV.

O grafismo indígena corporal, é elaborado com tinta à base de jenipapo, uma fruta típica da região Norte do país é uma expressão cultural carregada de significados e simbolismos. Nas oficinas, Thais não apenas ensinará as técnicas de aplicação, mas também compartilhará os significados por trás dos diferentes padrões e desenhos utilizados.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As oficinas, que têm entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 12 anos, serão realizadas em diferentes locais e horários para atender ao público interessado. Cada oficina disponibilizará 25 vagas gratuitas, com a inclusão de intérprete de Libras nos dias 17, 18 e 19. As inscrições devem ser feitas através do formulário. Apesar de a oficina de Joinville já ter esgotado suas vagas, a organização está avaliando a possibilidade de abrir uma nova turma para atender à alta demanda.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Confira a agenda completa das oficinas:

SESC | Joinville 

Data: 17 de Maio

Horário: 19h:00

 

CEU Mestre Manequinha | Jaraguá do Sul     

Data: 18 de Maio

Horário: 14h:00

 

Centro Cultural Ester dos Passos Rosa | São Francisco do Sul                               

Data: 19 de Maio

Horário: 14h:00

 

Associação de Artistas Plásticos de Joinville | Joinville         

Data: 20 de Maio

Horário: 19h:00