23 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Inicia o cadastramento de escolas para a Olimpíada de Matemática do Oeste catarinense

A Omoc, que oferta treinamentos aos estudantes das escolas além das provas, é promovida pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, desde 2017

Escolas públicas ou privadas, do Oeste de Santa Catarina, que querem oportunizar a participação de seus alunos na VI Olimpíada de Matemática do Oeste catarinense (VI Omoc) devem se cadastrar on-line até o dia 24 de abril. Acesse o cadastro clicando aqui.

A Omoc, que é um projeto de Extensão, tem como objetivo estimular alunos da educação básica (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio) ao estudo da Matemática; colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática; influenciar na melhoria do ensino de Matemática; detectar jovens talentos; divulgar a UFFS nas escolas e na região como um todo.

Para atingir esses objetivos, o projeto oferece treinamentos presenciais e remotos, disponibiliza materiais de estudo e videoaulas pelo Youtube comentando a resolução de problemas. As escolas que se inscreverem podem agendar os treinamentos na universidade a partir do dia 25 de abril, pelo e-mail omoc@uffs.edu.br. Os materiais para treinamento serão disponibilizados no site da olimpíada.

 

Depois, são aplicadas as provas, que acontecem em duas fases. Na primeira, prevista para 29 de agosto, os estudantes farão as provas na própria escola, com a aplicação pelo professor responsável. Já a segunda fase acontece presencialmente na UFFS – Campus Chapecó, e está prevista para o dia 21 de outubro, a partir das 14h. Serão três horas de duração, e a prova terá cinco questões discursivas.

Os estudantes com as melhores pontuações finais em cada nível receberão medalhas e certificados. Também será homenageada a escola com maior número de estudantes participantes na Omoc em relação ao número de estudantes matriculados na unidade escolar; e a escola pública com maior número de estudantes premiados. A previsão é de que a cerimônia de premiação será dia 2 de dezembro, com início às 14h, na UFFS – Campus Chapecó.

Foto: Freepik/Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação