11 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Inmet emite alerta máximo para nova onda de temporais em SC

Foto: Banco de imagens
Chuva intensa, vendavais e risco de granizo coloca 14 cidades em atenção; veja a lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “Grande Perigo” para um novo sistema de temporais que deve avançar sobre Santa Catarina nesta quinta-feira (11). Há risco de tempestades com chuva intensa em pouco espaço de tempo, granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h.

O alerta máximo entra em vigor para 14 cidades do Extremo-Oeste catarinense nesta sexta-feira (12). No entanto, as instabilidades que provocarão os temporais avançam pelo Paraguai já nas últimas horas desta quinta. Outras áreas do estado também devem ter chuva com acumulados elevados, mas de forma isolada e risco menor de tempo severo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O alerta vermelho do Inmet é válido das 10h às 19h desta sexta-feira, quando há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos em rodovias. O acumulado de chuva no período pode ficar acima de 60 mm por hora.

Veja as cidades em alerta máximo
  • Anchieta
  • Barra Bonita
  • Campo Erê
  • Dionísio Cerqueira
  • Guaraciaba
  • Guarujá do Sul
  • Palma Sola
  • Paraíso
  • Princesa
  • Romelândia
  • Santa Terezinha do Progresso
  • São Bernardino
  • São José do Cedro
  • São Lourenço do Oeste

Um segundo alerta, de nível laranja “Perigo”, aponta que os temporais devem provocar chuva com acumulados de até 60 mm por hora em áreas que abrangem todo o Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale. Além disso, com as rajadas de vento de até 100 km/h, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores, além de alagamentos.

Para as demais regiões do estado, o Inmet emitiu um alerta amarelo de “Perigo potencial”. Áreas mais próximas do Rio Grande do Sul e de todo o Litoral podem ter cumulados de chuva de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h, além de granizo. Há baixo risco de ocorrências relacionadas.

Imagem: Defesa Civil

Defesa Civil reforça alertas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na tarde desta quinta-feira (11) uma observação meteorológica reforçando os alertas já dados pelo Inmet. Segundo o órgão estadual, os temporais devem persistir sobre o estado até o fim do domingo (14), com risco baixo a moderado para destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.

A chuva começa nesta sexta-feira na região Extremo Oeste e avança gradativamente pelo estado ao longo do dia. São esperados temporais isolados no período da tarde no Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis, a chuva chega próxima à noite.

O sábado (13) inicia com chuva fraca e isolada, que pode ocorrer em qualquer região do estado. Já no período da tarde, os temporais voltam a ocorrer principalmente nas regiões de divisa com o Paraná, podendo atingir áreas do Médio e Baixo Vale do Itajaí no final da tarde e início da noite. O domingo segue a mesma tendência, com chuvas leves na madrugada, podendo ocorrer em qualquer região do estado, ganhando força no período da tarde.

Atualizado às 15h18 para complemento com informações da Defesa Civil.

           

             

Deputados aprovam fim das cotas raciais nas universidades de Santa Catarina

Medida se aplica à UDESC e às instituições que recebem recursos do governo estadual

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que põe fim à reserva de vagas para pessoas pardas, negras e indígenas nas universidades publicas ou que recebam verbas do Governo do Estado. A medida se aplica à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e às instituições que recebem recursos do governo estadual, como do sistema ACAFE.

Continue lendo