27 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Inscrições para o Prouni 2023 se encerram na sexta-feira; confira calendário completo

Cerca de 288 mil bolsas parciais e integrais são ofertadas em instituições particulares de ensino superior no país

Abertas desde quarta-feira (1º), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm prazo final na sexta-feira (3). São oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) 209.758 bolsas integrais e 78.354 parciais. As inscrições são gratuitas e realizadas através da página do Prouni.

Para ter acesso a uma das 288.112 vagas, o(a) candidato(a) precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista parcial ou integral. Além disso, deve ser comprovada renda familiar de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral, ou, de até três salários mínimos, para bolsa parcial de 50%.

Outros pré-requisitos são: não possuir diploma de graduação superior; ter alcançado 450 pontos de média nas notas do Enem 2021 ou 2022; não ter tirado zero na redação e nem ter participado da prova na condição de treineiro. Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino candidatos a cursos de licenciatura ou de pedagogia também podem concorrer. Mais informações podem ser encontradas no edital do Prouni.

 

Chamadas e lista de espera:

A primeira chamada do Programa ocorre no dia 7 de março e os pré-selecionados têm até o dia 16 de março para comprovar as informações de inscrição. Em sequência, a segunda chamada está marcada para o dia 21 de março, com data até 30 de março para a comprovação de informações. Em caso de lista de espera, o candidato precisa se cadastrar nos dias 5 e 6 de abril, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação de resultado ocorre no dia 10 de abril e o prazo para entrega de documentação vai até o dia 19 de abril.

Confira o cronograma completo:

1º de março: abertura das inscrições

3 de março: fim das inscrições

7 de março: primeira chamada

16 de março: comprovação de informações

21 de março: segunda chamada

30 de março: comprovação de informações

5 e 6 de abril: cadastro para lista de espera

10 de abril: resultado da lista de espera

19 de abril: entrega de documentação

 

Foto: Freepik / Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação