12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Inscrições para o Vestibular de Inverno da Udesc vão até 20 de maio

Foto: Udesc/Secom

Isenção da taxa pode ser solicitada até 30 de abril

Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o Vestibular de Inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A instituição pública oferece ao todo 1.105 vagas para o segundo semestre deste ano em 37 cursos de graduação presenciais. As inscrições podem ser realizadas na página oficial do Vestibular.

Assim como em edições anteriores, os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. Confira os cursos disponíveis abaixo

 

Prova presencial

A prova presencial do Vestibular de Inverno é composta de questões objetivas e de redação. Está marcada para 16 de junho, no período matutino e vespertino, nas cidades de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 110 reais e há possibilidade de solicitar isenção até 30 de abril pelos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pelos candidatos doadores de sangue e de medula.

A seleção pela prova presencial conta com 729 vagas disponíveis em unidades da Udesc localizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Deste total de vagas, 30% são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, sendo 20% aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, e 10% para candidatos negros.

Confira o edital, calendário completo de datas, e formulário no site.

Processo seletivo

A seleção pelo histórico do ensino médio oferece 376 vagas, também em unidades da Udesc localizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Deste total de vagas, 30% são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, sendo 20% aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, e 10% para candidatos negros.

A inscrição no processo seletivo pelo histórico do ensino médio é gratuita e destinada aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente até a data de sua da inscrição. A seleção ocorre pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.

Confira o edital, calendário completo de datas, e formulário de inscrição.

Cursos disponíveis

Confira os cursos que estão sendo oferecidos para o segundo semestre, em cada município:

  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Caçador (Cesmo): Administração Pública e Sistemas de Informação;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura);
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (opções Biologia Marinha e Biodiversidade e Conservação);
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Sistemas de Informação, Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica;

O listão dos classificados em primeira chamada e a relação dos aprovados em lista de espera, tanto pela prova presencial, quanto pelo processo seletivo pelo histórico, estão previstos para 1º de julho. Os aprovados que se matricularem começarão os estudos no segundo semestre letivo de 2024. As aulas iniciam em 29 de julho.

Mais informações sobre o Vestibular de Inverno 2024 podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.