22 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Instabilidade marca esta quarta-feira em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Há chance de chuva fraca e passageira entre os Planaltos e o Litoral

O tempo segue instável nesta quarta-feira (22) em Santa Catarina. Há chance de chuva fraca e passageira entre os Planaltos e o Litoral, especialmente na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. O vento sopra com fraca intensidade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Pela manhã, as temperaturas mínimas variam entre 7°C e 11°C no Meio-Oeste e nos Planaltos, enquanto nas demais regiões os termômetros marcam entre 12°C e 16°C. Apesar da instabilidade, as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia. À tarde, as máximas ficam entre 24°C e 28°C no Grande Oeste, em torno de 26°C no Litoral Sul, e entre 18°C e 23°C nas demais regiões.

Previsão para os próximos dias

Na quinta-feira (23), o tempo segue instável, especialmente no Leste catarinense, onde a circulação marítima favorece a presença de nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas. Nas demais regiões, o sol predomina com tempo firme.

O amanhecer será de frio, com mínimas entre 6°C e 12°C dos Planaltos ao Meio-Oeste, e até 16°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, podendo chegar aos 28°C no Grande Oeste e Litoral Sul, e variar entre 21°C e 24°C nas demais regiões. O mar volta a ficar agitado no Litoral Sul, com ondas de até 3 metros e risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

No sábado (25), o tempo sofre mudanças significativas. Os ventos ganham intensidade e as temperaturas sobem rapidamente, podendo alcançar os 30°C em boa parte do estado. No entanto, uma nova frente fria avança no fim da tarde e à noite, provocando a formação de temporais, com risco de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essa condição predomina no Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil alerta para risco moderado de ocorrências associadas aos temporais.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

Crise do metanol: venda de destilados no estado cai 7,6% em setembro

Especialistas explicam que alta da inflação também teve influência no comércio

Santa Catarina ainda não tem casos confirmados de intoxicação por metanol. Algumas ocorrências são suspeitas, mas o sangue das vítimas ainda está passando por análise da Polícia Científica para saber se houve ingestão da substância. Mesmo assim, os estabelecimentos que vendem destilados sentem o impacto dessa onda que assola o Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, os comércios registraram uma queda de 7,6% nas vendas no mês de setembro. Esse é o terceiro pior resultado dentre todos os estados do país, atrás apenas de Roraima e do Pará, e igual ao do Rio de Janeiro.

Continue lendo