25 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Integrantes de facção que recebiam ordens de presidiários são presos em SC

Foto: MPBA
Sete pessoas foram presas e 13 mandados de busca e apreensão realizados em dois estados brasileiros

Um grupo criminoso com liderança composta por presidiários foi alvo da 3ª fase da Operação Premium Mandatum, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). A ação que ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) prendeu sete pessoas e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e na Bahia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em SC, duas pessoas foram presas temporariamente e uma busca e apreensão foi realizada nos municípios de Lages, Bom Retiro e Ituporanga, na região serrana. Já na Bahia, as ações foram realizadas nos municípios de Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MPBA), os alvos da operação são integrantes da cúpula da organização criminosa, com atuação em todo o país. Durante as buscas, foram apreendidos R$ 71 mil em espécie, além de aparelhos eletrônicos.

As investigações revelaram que o grupo foi responsável pelo comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e execução de homicídios contra integrantes de facções rivais. Segundo o MPBA, as ordens partiam de dentro do sistema prisional

O esquema ainda contava com a participação de familiares dos presos, que emprestavam as contas bancárias para a lavagem do dinheiro vindo das ações criminosas. Dessa forma, o rastreamento dos valores era dificultado.

Operação Premium Madatum

A 1ª fase da operação ocorreu em maio de 2024, quando 35 integrantes de organizações criminosas, incluindo sete no cargo de liderança, foram alvo de medidas cautelares em Salvador e na Bahia.

Já na 2ª fase, em março deste ano, quatro pessoas foram presas suspeitas de integrar uma das maiores facções criminosas do Brasil, responsável por tráfico de drogas, prática de homicídios, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Ao todo, durante as duas primeiras etapas, foram denunciadas 48 pessoas ligadas ao setor financeiro do esquema e R$ 44 milhões foram bloqueados das contas dos envolvidos.

           

             

Homem tem mal súbito e morre afogado ao atravessar açude na Serra

Corpo foi regatado pelos bombeiros na tarde desta quarta (24)

Um homem de 30 anos, identificado com Douglas Campos Cândido, morreu afogado na tarde desta quarta-feira (24) ao tentar atravessar um açude em uma propriedade privada em Lages, na Serra catarinense. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), a vítima teria…

Continue lendo