17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Inteligência Artificial: nova preocupação a ser debatida

Eis algo que vai precisar de muita discussão. Tanto que os deputados federais já convocaram audiência pública urgente para debater uso da IA nas eleições, visando a preservação da democracia. O debate ganhou urgência depois de alertas de especialistas e eleições na Argentina, apontando para preocupações além dos *deepfakes. Sendo assim, audiência conjunta da Câmara dos Deputados será crucial para discutir regulamentações eficazes diante dos desafios da IA na comunicação política. O tema está pautado já para esta segunda-feira (11) nas Comissões de Legislação Participativa e de Ciência e Tecnologia. O objetivo é discutir e regulamentar o emprego dessa tecnologia no processo eleitoral, justamente após alertas de especialistas e os recentes desdobramentos nas eleições argentinas, que acenderam um alerta vermelho no parlamento brasileiro, incitando os debates mesmo às vésperas do recesso parlamentar. O grande problema está na ausência de legislação específica para o uso de IA nas redes sociais durante campanhas eleitorais, o que amplia as preocupações dos especialistas, que temem efeitos negativos e manipulações nas eleições municipais de 2024 no Brasil. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

* Deepfake usa Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes, em alguns casos com resultados impressionantes e bem convincentes.

Hora de concentrar nas discussões dos assuntos de casa

Trocas de gentilezas marcaram a passagem de Jorginho Mello na Argentina, nos atos de posse do Presidente Milei. (Foto: Facebook do Governador)

A viagem à Argentina para a posse do presidente Javier Milei já é coisa do passado. Não interessa mais ficar batendo nesta tecla. Os interesses comerciais sempre existiram e vão continuar. Ponto final. Portanto, há muito o que pensar para dar aos catarinenses a tranquilidade necessária, especialmente aos moradores dos municípios atingidos pelas enchentes. Aliás, um problema sequencial que tem tirado o sono de muita gente. O final de semana foi de caos também em Xanxerê, no Oeste, e assim, as coisas, como se vê, estão longe de voltarem à completa normalidade no Estado.

Pacote de projetos na Alesc

Há ainda também, uma enormidade de objetivos concretos dentro a Assembleia Legislativa, para o fechamento do ano. São projetos que fazem parte de um pacote, com assuntos diversos, como a redução da alíquota previdenciária para servidores aposentados, reajuste do auxílio-alimentação dos servidores, programas de recuperação de dívidas, programa de estímulo às micro e pequenas empresas, venda de imóveis do Estado, além de alterações na previdência do funcionalismo público estadual, sem falar na reforma do colegiado. Assunto que irei abordar mais profundamente durante a semana.