23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Intensa onda de calor no Sul e pancadas de chuva; confira previsão

Massa de ar muito quente trará temperatura acima dos padrões da época do ano

Uma ampla e intensa onda de calor deve atingir o Centro-Sul do Brasil na metade deste mês de dezembro. Esta é a previsão do laboratório de meteorologia MetSul, que prevê o ingresso de ar muito quente na região Sul do país, o que fará com que a temperatura dispare a alcance valores muito altos, próximos e até acima dos 40ºC.

Segundo o MetSul, a massa de ar quente será alcançará os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil, com marcas bem acima da média histórica de dezembro. Entretanto, os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul.

Uma massa de ar muito quente vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil. Marcas acima de 40ºC ocorrerão no Norte argentino e na região mais perto da Cordilheira dos Andes, no Oeste do país.

 

No Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira (15) em diante. A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor.

Muitas cidades gaúchas podem registrar durante o próximo fim de semana máximas entre 35ºC e 40ºC, não se descartando registros localizados ao redor ou acima de 40ºC. Entretanto, a incursão de ar muito quente atingirá praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo.

Imagem: MetSul Meteorologia

 

Previsão para Santa Catarina

Em Santa Catarina, o calor já começa a se aproximar a partir desta terça-feira (12), com o afastamento das instabilidades e a influência de um sistema de alta pressão. Segundo previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, o dia será com sol e variação de nuvens na maior parte do estado. No litoral e em áreas próximas haverá maior cobertura de nuvens e chance de chuva fraca/garoa nos extremos do dia. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C no Meio-Oeste e Planaltos e oscilam entre 15 e 20°C nas outras áreas. À tarde, as temperaturas já começam a subir, variando entre 25°C e 34°C no Grande Oeste, no Litoral Sul e Norte e no Planalto Norte e marcam entre 17°C e 25°C nas demais regiões.

Na quarta-feira (13), a área de alta pressão segue influenciando o tempo no estado, mantendo o predomínio de sol entre poucas nuvens no Grande Oeste e planaltos. Em áreas próximas ao litoral, deve haver maior cobertura de nuvens. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10 e 16°C entre os planaltos e marcam entre 16 e 21°C nas demais regiões. As temperaturas máximas variam entre 26 e 33°C pelo estado, com as maiores temperaturas sendo esperadas para o Litoral Sul, Planalto Norte e para o Extremo Oeste respectivamente.

Na quinta (14) e na sexta-feira (15), o dia será de tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte das regiões de Santa Catarina. Entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com a oferta de calor e umidade da Amazônia oferece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, que iniciam pelo Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as áreas litorâneas à noite.