Vendas caíram 4,9% em setembro; SC é o quarto estado com maior retração
Os casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas já impactam nas venda de bares e restaurantes do país. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (20) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor teve uma queda de 4,9% em setembro. Com relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas apresentaram retração de 3,9%, após uma sequência de três meses de estabilidade.
Os risco relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas, especialmente destilados, espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos. Segundo Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, realizadora da pesquisa, o resultado de setembro reflete ainda um ambiente mais desafiador para o setor de alimentação fora do lar. “Apesar de o mercado de trabalho seguir em bom nível, com baixa taxa de desemprego, o ritmo de geração de vagas formais perdeu força e o endividamento das famílias segue elevado”.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Esse quadro limita a renda disponível para consumo e afeta especialmente itens não essenciais, como refeições e bebidas fora de casa. Além disso, a inflação específica do setor continua pressionada, com alta acumulada em doze meses, o que encarece o tíquete médio e aumenta o preço. Por fim, a recente crise do metanol adicionou um fator pontual de incerteza e pode ter contribuído para a retração observada no mês”, analisa.
Santa Catarina foi o quarto estado com maior queda nas vendas do setor de bares e restaurantes, com retração de 7,6%. Em primeiro lugar vem Roraima (11,5%), seguida de Pará (9,9%) e Rio de Janeiro (também com 7,6%). Dos 24 estados contemplados pelo levantamento, apenas dois apresentaram crescimento nas vendas do setor em setembro, na comparação anual: Maranhão (2,6%) e Mato Grosso do Sul (1%).
O Índice Abrasel-Stone acompanha mensalmente a movimentação do setor de alimentação fora do lar no Brasil, com o objetivo de oferecer dados atualizados e confiáveis que apoiem bares, restaurantes e outros estabelecimentos do segmento na definição de estratégias e tomada de decisão.
Paraná tem primeira morte por intoxicação de metanol
Vítima morreu ainda na UPA e exames confirmaram presença de metanol no organismo
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por intoxicação de metanol após consumo de bebida alcoólica no estado. Era um homem de 55 anos, residente de Foz do Iguaçu, o Oeste do estado.