20 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Investigação sobre caso de maus-tratos a crianças em creche é finalizada

Imagem: PCSC/Redes Sociais/Reprodução
Professoras foram flagradas usando violência como forma de disciplina e podem ter o direito a exercer determinadas funções públicas suspenso

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou duas professores de uma creche do município de Jacinto Machado, no Extremo Sul catarinense, por diversos episódios de maus-tratos contra crianças. As agressões contra os alunos, que tinham entre um e dois anos de idade, foram registradas em imagens capturadas por câmeras de videomonitoramento, as quais foram utilizadas como base para a investigação. Também foram coletados depoimentos de outras professoras, que presenciaram as brutalidades.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As diligências apontaram que as crianças eram submetidas a um tratamento brusco e inadequado, com puxões, contenções e manuseios ríspidos direcionados a regiões sensíveis do corpo, a exemplo do pescoço e nuca, atitudes que configuram maus-tratos. As professoras suspeitas estão afastadas desde o momento em que a prefeitura do município tomou conhecimento dos fatos. Agora, elas podem ter o direito de exercer função pública, especialmente as que envolvem contato direto com crianças, suspenso, se assim a justiça julgar.

Relembre o caso

O caso veio à tona no mês passado, quando a Polícia Civil começou a investigar os fatos após denúncias contra as professoras. As imagens das câmeras de videomonitoramento, instaladas dentro das salas de aula, mostravam as professoras tratando as crianças de forma inadequada. Os vídeos mostravam os alunos sendo arremessados no chão, puxados com força pelo braço e tendo a cabeça coberta por lençóis. As atitudes, conforme a apuração, eram utilizadas como uma forma de disciplina.

A prefeitura do município, ao saber dos fatos, publicou uma nota anunciando o afastamento das servidoras e outras medidas. Confira:

O Município de Jacinto Machado, por meio desta, informa à população que, tão logo tomou conhecimento dos fatos ocorridos em uma creche municipal, envolvendo supostos maus-tratos a crianças, adotou imediatamente todas as providências cabíveis.

Foram registradas ocorrências policiais para a apuração de eventual ilícito penal, instaurado processo administrativo interno para verificação de possíveis infrações de natureza administrativa, bem como entregues às autoridades policiais as filmagens do ambiente escolar para subsidiar as investigações. As servidoras investigadas foram remanejadas de imediato para atividades que não representassem qualquer risco às crianças, até a conclusão definitiva das apurações.

O Município destaca que todas as ações foram tomadas em estrita observância às orientações policiais e jurídicas, reafirmando sua postura de responsabilidade e legalidade em cada medida adotada. O Poder Público reitera seu compromisso absoluto com a proteção integral das crianças e adolescentes, assegurando que todas as medidas legais e administrativas estão sendo rigorosamente cumpridas, de modo a garantir a segurança e o bem-estar dos alunos da rede municipal de ensino.

Esclarece-se, ainda, que informações mais detalhadas não estão sendo repassadas neste momento exatamente para não interferir e nem prejudicar as investigações em curso, tanto na esfera criminal quanto administrativa. O município reforça, por fim, que aguarda a finalização dos processos, reconhecendo que estes podem demandar tempo em razão da necessidade de respeitar a investigação e, sobretudo, assegurar aos investigados o pleno exercício da ampla defesa e do contraditório.

           

             

Equipes de limpeza retiram camada de espuma da superfície da Lagoa

Material voltou a aparecer após fortes ventos neste fim de semana; UFSC indica que fenômeno está relacionado à intervenção humana

Equipes de limpeza da Comcap estiveram na manhã desta segunda-feira (20) para realizar uma limpeza na superfície da Lagoa da Conceição, na região Leste da Ilha. O trabalho foi necessário para retirar uma espessa camada de espuma, que voltou a aparecer no local neste fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a aparição do material se deu por conta dos fortes ventos registrados na capital nos últimos dias.

Continue lendo