2 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Jacaré com condição genética rara é resgatado em estação de esgoto

Devido à mutação, animal perdeu a capacidade de camuflagem e teve sobrevivência comprometida

Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) com uma condição genética rara foi encontrado por funcionários na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para o resgate do animal na manhã da última quarta-feira (30).

Segundo a PMSC, a condição é chamada de leucismo, que provoca a perda parcial da pigmentação da pele em animais, mantendo, no entanto, a coloração normal dos olhos. Esta alteração é semelhante ao albinismo, que, por sua vez, afeta também a pigmentação ocular.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com os funcionários da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), diversos jacarés-de-papo-amarelo vivem no ambiente natural nos arredores da unidade, localizada no bairro Nova Esperança. Eles relataram observar frequentemente o comportamento de cuidado parental por parte das fêmeas, que costumam proteger os ninhos, auxiliar na eclosão dos ovos e acompanhar os filhotes por meses ou até um ano após o nascimento.

No entanto, o filhote com leucismo estava isolado e sem os cuidados da mãe, o que poderia comprometer sua sobrevivência. Devido à ausência de pigmentação, animais com essa condição genética perdem sua capacidade de camuflagem, tornando-se presas fáceis e com dificuldade de obter de alimento, fatores que diminuem drasticamente suas chances de atingir a fase adulta em vida livre.

Foto: Polícia Militar Ambiental

Após o resgate, o jacaré foi encaminhado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde será submetido a avaliação médico-veterinária. A destinação final do animal ficará a cargo do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão estadual responsável pela gestão da fauna silvestre.

           

             

VÍDEO: Menina de 7 anos morre após violento atropelamento em SC

Criança foi atingida por carro em alta velocidade enquanto atravessava avenida

Uma menina de apenas 7 anos, identificada como Sophia Nicoli Varela, morreu na tarde desta quinta-feira (31) após ser violentamente atropelada por um carro em Santa Cecília, na Serra catarinense. Ela chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Continue lendo