14 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Saúde

Janeiro Branco: CEPON-SC reforça o cuidado com a saúde mental de pacientes oncológicos

Foto: Divulgação/ CEPON
Unidade da Secretaria de Estado da Saúde de SC chama atenção para os impactos emocionais do câncer e a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento

A campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a saúde mental, ganha relevância especial para pessoas em tratamento contra o câncer. Em Santa Catarina, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destaca que o cuidado com a saúde mental é parte fundamental do tratamento oncológico, diante dos impactos emocionais provocados pelo diagnóstico da doença.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além dos desafios físicos, o câncer costuma desencadear uma série de emoções intensas, como medo, ansiedade, tristeza e incertezas em relação ao futuro. O estresse prolongado, a ansiedade e a depressão podem afetar negativamente o sistema imunológico, dificultar a recuperação e ampliar o sofrimento do paciente.

Diante desse contexto, o cuidado com a saúde mental integra o tratamento oferecido pelo CEPON ao longo de todas as fases da terapia oncológica. Segundo o diretor-geral da unidade, Marcelo Zanchet, o acompanhamento emocional influencia diretamente na resposta do paciente ao tratamento. “Pacientes que contam com suporte emocional adequado tendem a aderir melhor às terapias, lidam de forma mais eficaz com os efeitos colaterais e apresentam maior qualidade de vida durante o processo”, explica.

Entre as estratégias adotadas pelo CEPON para promover o bem-estar psicológico estão a atuação de uma equipe multidisciplinar, o acolhimento humanizado e a oferta de informações claras, que auxiliam o paciente a compreender e se adaptar à nova realidade. A orientação médica neste momento é de extrema importância, assim como a adoção de hábitos saudáveis, como atividades de lazer, convivência familiar, alimentação equilibrada e práticas que contribuem para a saúde emocional e física.

O cuidado com a saúde mental também se estende aos familiares, que vivenciam diretamente o impacto do diagnóstico e desempenham papel fundamental na rede de apoio ao paciente. A campanha Janeiro Branco convida a sociedade a refletir sobre a importância da saúde mental e a combater estigmas relacionados ao tema.

A psicóloga oncológica do CEPON, Estefânia Dobes, destaca que o acompanhamento psicológico é fundamental durante o tratamento. “O suporte psicológico ajuda o paciente a compreender e elaborar as emoções que surgem ao longo da doença, fortalecendo estratégias de enfrentamento e promovendo maior autonomia emocional”, explica.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

Decisão ocorre após protestos contra política anti-imigração de Trump

Os Estados Unidos (EUA) suspenderam a concessão de vistos para imigrantes de 75 países, o que incluiria o Brasil, além de Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, entre outros. O governo de Donald Trump não cita mudanças nos vistos para turismo.

Continue lendo