Paraguai é o único concorrente na disputa
A candidatura conjunta Rio-Niterói foi oficializada na disputa para sediar os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de 2031. A confirmação foi feita pela Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports), que também afirmou que a única cidade concorrente é Assunção, capital do Paraguai.
As duas cidades entregaram os dossiês para a entidade, manifestando o interesse em sediar a competição, assim como cumprindo as exigências da Panam Sports. Em breve os documentos serão revisados e, caso esteja tudo dentro dos conformes, as duas cidades disputam o direito de sediar.
A escolha será feita por meio de eleições, em que 41 comitês olímpicos das américas votam, totalizando 53 votos, já que países que já sediaram tem direito a dois votos.
O Brasil já sediou o Pan em 1963 (São Paulo) e 2007 (Rio de Janeiro) e tem direito a dois votos. Já o Paraguai busca ser sede pela primeira vez.
Brasil favorito?
O fato do Rio de Janeiro já ter sediado a competição e as Olimpíadas, em 2016, torna a candidatura mais forte, pois apresenta mais experiência. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirma que, se a cidade for eleita, ele vai ouvir as outras nações, para ver o que pode ser feito para melhorar a infraestrutura.
Já o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, promete “um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade que vai ultrapassar as cidades-sede e se estender para toda a região metropolitana”.
“Antes mesmo dos Jogos Pan-Americanos, lançaremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e engloba todo o Estado do Rio. Além disso, vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos em Niterói”.
Detalhes
Algumas obrigações que a cidade-sede terá que cumprir já foram divulgadas pela Panam Sports, dentre elas o investimento para obras estruturantes, que terão que ser iguais ou superiores a R$ 3,8 bilhões.
Esse investimento servirá para dar a infraestrutura necessária para a prática de 38 modalidades distribuídas por 57 disciplinas. Também foram informadas as datas previstas:
- Abertura dos Jogos Pan-Americanos: 8 de agosto de 2031
- Encerramento dos Jogos Pan-Americanos: 24 de agosto de 2031
- Abertura dos Jogos Pan-Americanos: 7 de setembro de 2031
- Encerramento dos Jogos Pan-Americanos: 16 de setembro de 2031
No documento, a organização fluminense também afirma que os poderes municipal, estadual e federal estão empenhados em fazer parte do projeto, além de informar que haverá cinco pontos de disputa: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e Niterói.
No caso do futebol, além do Maracanã, haverá jogos em Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).
E a maratona, uma das provas mais nobres dos jogos, deve passar por alguns pontos icônicos das duas cidades, como Caminho Niemeyer (onde será realizada a largada), Ponte Rio-Niterói, cidade sorriso, Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, onde será colocada a linha de chegada.
Já a Vila dos Atletas deve ser erguida na zona portuária do Rio, onde serão instalados prédios com 2.083 apartamentos de dois e três quartos para atender a 7.500 atletas e 2.800 oficiais.
Com informações de Agência Brasil
Morte de Ayrton Senna completa 31 anos nesta quinta-feira
Brasileiro é um dos maiores nomes da história do automobilismo mundial e faleceu em um trágico acidente no dia 1° de maio de 1994
O nome Ayrton Senna é até hoje lembrado por pilotos da Fórmula 1, principalmente por Lewis Hamilton, heptacampeão da categoria e que é assumidamente fã do piloto. Apesar de ser lembrado no mundo inteiro pelas manobras arrojadas, porém geniais, no Brasil ele é até hoje reverenciado como um dos heróis da pátria, tanto é que o nome do país virou sobrenome artístico.