19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Jorginho Mello assina dragagem do Rio Itajaí-Açu neste sábado em Rio do Sul

Fotos: Airton Fernandes/SDC

Obra visa aumentar a capacidade de escoamento do rio e reduzir o risco de inundações

O governador Jorginho Mello assina neste sábado (11), a ordem de serviço para o início dos trabalhos da dragagem do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no Alto Vale do Itajaí. A obra é uma das mais esperadas pela população em décadas e é essencial para minimizar os impactos das enchentes na região que, de forma recorrente, é uma das mais atingidas por cheias em Santa Catarina.

O contrato, resultante de um processo de licitação, possui um orçamento de R$ 16 milhões, com prazo para para ser concluído em 180 dias. O evento está marcado para as 10h, no Centro de Inovação Norberto Frahm.

 

“Essa é uma necessidade aguardada há anos pelas famílias do Vale do Itajaí e não tenho dúvida que levará mais tranquilidade para quem mora ali. A dragagem é fundamental para proteção dos moradores e prevenção das cheias. Proteção e prevenção é o que temos trabalhado fortemente na nossa Defesa Civil”, destacou o governador.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio que corta a cidade de Rio do Sul. Serão distribuídas dragas (escavadeiras hidráulicas) pela extensão do trecho mapeado, e o material retirado será destinado para áreas definidas em conjunto com o poder público municipal. O foco da ação é a retirada de todo o material proveniente dos eventos adversos dos últimos anos, com um agravante das últimas cheias em outubro e novembro de 2023. Esse serviço resultará em um aumento de vazão do rio Itajaí-Açu e afluentes.

A dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações. A obra não só protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.

“Essa iniciativa é de caráter emergencial. Isso envolve o processo de dragagem mecânica no trecho urbano da área de Rio do Sul. Essa vai ser a primeira ação de uma série de outras, como construção de barragens e melhoramentos fluviais que compõem todo o programa estadual Proteção Levada a Sério. Então, essa é a primeira ação de uma série de medidas que serão adotadas para que a gente tenha, num futuro próximo, a mitigação de cheias para toda a população que reside no Vale do Itajaí “, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil Fabiano de Souza.