15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Jorginho Mello: atender o que os sindicalistas pedem é impossível!

Registro do governador Jorginho Mello em Treze Tílias, no Meio-Oeste, para visitar a Expotílias. Foto: Ricardo Trida/Secom

O governador ocupou as redes socias nese domingo (28) para dar um recado aos grevistas. Falou sobre alguns benefícios já consentidos em 2023. Citou que o salário é o maior da categoria na Região Sulm mas mesmo assim acha pouco pela importância da classe. Já aumentou em mais de 100% o vale alimentação e revisou o desconto de 14% de desconto na previdência, e até ao final de junho, será feito o maior concurso da história de SC, para contratar mais 10 mil novos professores. Prometeu a viabilização de que todos os professores sejam remunerados fora da sala de aula para planejar conteúdos e provas. Sobre a greve, endureceu o discurso. Citou que uma minoria ligada a sindicatos prefere a greve.

Recado aos grevistas

Segundo ele, a única reivindicação pede a descompactação da folha, o que é inviável. Isso custaria R$4 bilhões e 600 milhões aos cofres e ultrapassaria os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e praticamente quebraria o Estado, ou seja, atender o sindicato seria cometer um crime de improbidade administrativa. Portanto, para garantir os direitos dos estudantes, tomou duas medidas: o desconto das faltas dos professores grevistas, e a contratação imediata de professores temporários para manter as salas em funcionamento. Obviamente, houve reação de parte dos dirigentes sindicais, que disseram surpreendidos pelo pronunciamento do governador Jorginho Mello, neste domingo (28), à noite.

Reunião do Podemos em SC reúne mais de 300 lideranças

Podemos reúne mais de 300 presidentes municipais, vereadores e lideranças em Lages / Foto: Assessoria de Imprensa

Ao lado dos deputados Lucas Neves e Camilo Martins, a deputada Paulinha coordenou a primeira reunião estadual presencial dos presidentes municipais do Podemos de Santa Catarina. O encontro aconteceu em Lages no sábado (27) com a presença de mais de 300 lideranças podemistas. O evento teve como propósito aproximar os dirigentes partidários e preparar o Podemos para as eleições de outubro. Além disso, também contou com painéis de capacitação para os presidentes municipais e pré-candidatos, incluindo orientações jurídicas e treinamento sobre marketing político. Foi, segundo a presidente do Partido, a deputada Paulinha, um primeiro momento, justamente para apresentar o Podemos para o Podemos.

Planejamento

Durante o evento, houve a apresentação da nova Executiva Estadual do partido. Também foi detalhado o planejamento do Podemos para as eleições deste ano, após avanços importantes durante a janela partidária. Tanto que houve a entrega de um Certificado de Gratidão aos membros do partido que tiveram atuação destacada para formar as nominatas de vereadores.

Número de candidatos

A expectativa do partido é ter 32 candidaturas a prefeito, 30 a vice-prefeito e 1163 para o cargo de vereador em outubro. Para alcançar as metas previstas para 2024 e 2026. Paulinha reforçou que a Executiva de Santa Catarina conta com total respaldo da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP), algo que foi fortalecido no encontro entre ambas em Brasília na última semana. Em Lages, ela aponta o deputado Lucas Neves, como pré-candidato a prefeito, mas completa dizendo que há discussões abertas para amadurecer ao logo da jornada.

PSD de Criciúma decide por novo nome ao pleito de outubro

PSD de Criciúma – Foto> Karina Bittencourt

Na última sexta-feira (26), em reunião, o PSD de Criciúma emitiu nota oficial dizendo que decidiu após conversa com mais de 100 pré-candidatos a vereador dos partidos que apoiam o projeto de sucessão do prefeito Clésio Salvaro, anunciar a pré-candidatura de Vagner Espíndola, o Vaguinho, a prefeito de Criciúma. Ainda segundo a nota, Vaguinho esteve à frente de grandes projetos na prefeitura de Criciúma, como colocar a cidade entre as quatro do Brasil aptas a receber o investimento internacional de 42 milhões de Dólares junto ao Fonplata para as obras de mobilidade urbana, como o binário do São Luiz e a macrodrenagem do Rio Criciúma. No mesmo comunicado, também foi apresentada a biografia profissional de Vagner Espíndola. Formado em Administração e Gestão Pública. Possui MBA em Gestão de Projetos e Gerenciamento de Cidades. Foi presidente do conselho fiscal da Fucri/Unesc e na administração do prefeito Clésio Salvaro, Vaguinho foi Secretário Geral de Governo, Secretário da Fazenda e Diretor de Captação de Recursos.

Por outro lado

Também em nota, quem também era ventilado como pré-candidato, o vereador, Arleu Ronaldo da Silveira falou sobre a decisão. Apontou que acredita em Deus e no destino. De que seu compromisso inabalável com Criciúma o trouxe até o momento em que concluídos uma série de estudos e pesquisas qualitativas sobre o processo eleitoral deste ano, cujos resultados recomendam um perfil de candidatura diferente do dele. Resumidamente, se colocou como parceiro no projeto que garanta a continuidade da gestão de Clésio Salvaro. “Sigo, como sempre, como um soldado entusiasmado pelo nosso projeto. E pronto para entrar de corpo e alma na coordenação da campanha do amigo Vaguinho Espíndola, que contempla as características desejadas pelos criciumenses para o próximo prefeito desta cidade”, reiterou.

Progressistas de Lages tem nome à Prefeitura

Encontro do PP em Lages / Foto: Cesar Vieira

A Câmara de Vereadores de Lages foi palco de um evento marcante: o Encontro do Progressistas, liderado pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Juliano Polese. Com uma equipe de mais de 20 pré-candidatos, o Progressistas apresentou as opções para as eleições de 2024, ressaltando os valores do partido à disposição para contribuir com o desenvolvimento de Lages. O Presidente do Progressistas, Leodegar Tiscoski, reiterou o apoio do partido aos pré-candidatos, destacando especialmente a participação ativa e essencial das mulheres no encontro. O Senador Esperidião Amin também marcou presença no evento, destacando a importância do Progressistas para o cenário político de Santa Catarina. Por sua vez, o pré-candidato a prefeito Juliano Polese expressou sua gratidão pela oportunidade de liderar esse time de profissionais dedicados. O Encontro do Progressistas do sábado foi o pontapé inicial na pré-campanha de 2024, em Lages.