23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Jorginho Mello se reúne com investidores russos e abre perspectiva de negócios

Santa Catarina é um dos estados mais atrativos para investimentos do Brasil. Comunidades internacionais têm observado isso. O governador Jorginho Mello (PL) teve o primeiro contato com uma missão do exterior. São investidores russos. Eles vierem avaliar a possibilidade de atuar no Estado, em áreas ligadas à infraestrutura, turismo, tecnologia, saúde e educação. O governador teve oportunidade de mostrar também as belezas naturais de Santa Catarina, e toda a competitividade que o Estado exerce nacionalmente. Ele acredita que os novos investidores ficaram impressionados, e que poderão adaptar seus empreendimentos em algum ponto ainda a ser escolhido no território catarinense. (Foto: Instagram JM)

Concurso na Alesc oferece 29 vagas para cargos efetivos de nível superior

Foto: Jonas L. Campos/Agência AL

Está, deste a última quarta-feira (180, no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a publicação do edital do concurso público para o preenchimento de 29 vagas para cargos efetivos de nível superior no quadro de pessoal. Aos interessados, importante informar que as inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, e seguem até 16 de março. As provas objetivas estão previstas para o dia 21 de maio. Conforme determina a legislação estadual, 5% das vagas ofertadas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso serão reservadas para pessoas com deficiência. O concurso tem validade de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Novos deputados já têm gabinetes definidos

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

A informação não é tão relevante. É natural que definam com bastante tempo as salas que irão ocupar. No entanto, essa prévia organização dá a cada parlamentar a tranquilidade para se estabelecer dentro do parlamento para o início das atividades. Os deputados que assumem o primeiro mandato tiveram os gabinetes sorteados, e alguns deles acompanharam o processo pessoalmente, no último dia 9. O sorteio manteve a tradição de forma mais democrática e equitativa possível. Os deputados reeleitos permanecem nos atuais gabinetes ou realizaram trocas entre eles. O único parlamentar que não teve o seu gabinete definido no sorteio foi o deputado Mário Motta (PSD), que deverá ocupar a sala do futuro vice-presidente da Alesc, que ainda não foi definido.

Desenvolvimento da Serra entre as prioridades do deputado Lucas Neves

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

A Região Serrana é tida como uma das menos desenvolvidas e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), especialmente alguns de seus pequenos municípios. A eleição de dois deputados poderá significar um diferencial na busca de soluções que possam mudar essa realidade. Juntou-se ao reeleito Március Machado (PL), Lucas Neves (Podemos). Ambos devem contar com a proximidade de Mário Motta (PSD), que tem fortes ligações com Lages e Região. Aliás, irá montar na cidade um gabinete, prometido durante a campanha. No tocante a Lucas, é natural da Serra, e entra na Alesc com a condição de defender os interesses dessa comunidade, a partir de pautas que deverá elencar. É jovem, 33 anos apenas, mas já tem experiência política. Foi o vereador mais votado da história da Câmara de Lages, e, embora tenha exercido um único mandato, participou de uma eleição como candidato a prefeito em 2020, e antes disso já havia sido bem votado na tentativa de ser deputado estadual, em 2018. Como vereador ele mantinha contato direto com a população dos bairros. Tanto que criou um gabinete móvel, com o uso de uma kombi adaptada. Importante que mantenha a humildade, algo já peculiar da parte dele. O conheço desde garoto. Tenho absoluta certeza de que dará uma grande contribuição à Região Serrana. Estarei atento aos passos dele, e dos demais representantes regionais.