2 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Lages decreta situação de emergência após temporal

Fotos: Coordenadoria Regional de Defesa Civil
Prefeitura afirmou que o decreto foi necessário devido ao município não ter condições financeiras para reparar os estragos

O município de Lages decretou situação de emergência nesta segunda-feira (1), após o forte temporal, que atingiu a cidade no último domingo (30), provocar diversos estragos. A prefeitura afirmou que o decreto foi necessário devido ao município não possuir condições financeiras para reparar os danos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No decreto, a prefeita Carmen Zanotto cita que a cidade foi atingida por uma tempestade local/convectiva, que durou aproximadamente 20 minutos. Apesar do curto período de tempo, o fenômeno causou alagamentos e enxurradas em vias, quedas de árvores e destelhamentos em diversos prédios públicos e privados, além de casas.

Segundo a Defesa Civil, a tempestade não apresentou sinais de tornado ou microexplosão. O fenômeno se tratou de um forte vendaval associado ao temporal, que provocou ventos entre 70 e 80 km/h, com a possibilidade de terem sido mais intensos localmente.

Foto: Coordenadoria Regional de Defesa Civil

Além de Lages, o município de Braço do Trombudo também decretou situação de emergência nesta segunda-feira (1), após ser atingido pelo mesmo fenômeno, além de registrar queda de granizo.

O que muda com o decreto?

Quando a situação de emergência é decretada, significa que o município consegue atuar parcialmente na resposta ao desastre, mas precisa de apoio estadual ou federal para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais. Com isso, o município pode ter acesso a recursos federais e outros auxílios. Além disso, o decreto também dispensa o processo de licitação em casos de contratação de serviços, equipamentos e outros bens que tenham a finalidade de atuar no reparo dos estragos.

*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Ônibus com trabalhadores argentinos ilegais são interceptados

Os estrangeiros iriam trabalhar em colheitas de cebola e fumo em Santa Catarina

Os ônibus foram abordados na noite da última segunda-feira (01) pela Polícia Federal (PF) quando passavam pelo Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraciaba, no Paraná. Segundo a PF, os 125 argentinos embarcaram em

Continue lendo