Evento gratuito acontece nesta segunda-feira (13)
Santa Catarina recebe nesta segunda-feira (9) o I Simpósio de Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina. O evento é gratuito e ocorre em Lages, na Serra catarinense, onde deve reunir cerca de 500 participantes – entre gestores, profissionais e especialistas em saúde – para discutir avanços, desafios e estratégias de enfrentamento ao câncer no estado.
O simpósio é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC). Além de abordar aspectos técnicos, o evento propõe o fortalecimento da articulação entre municípios e o Estado para garantir acesso ágil ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Fecam, o foco do simpósio será a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas. Entre os destaques dos debates estão o funcionamento da rede estadual de atenção oncológica, os impactos da legislação federal na oferta de tratamento e o papel dos municípios na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.
O I Simpósio de Prevenção e Controle do Câncer ocorre das 7h30 às 18h30, no Centro Serra Convention Center, em Lages. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
Confira a programação
7h30 – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – Contexto da rede de atenção de Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina
10h30 – Os impactos das leis federais nº 12.732/2012 e nº 13.896/2019 e da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
12h15 – Intervalo para almoço
14h – Desafios para a garantia de diagnóstico e tratamento precoce: organização do acesso aos serviços de referência em oncologia em Santa Catarina
15h30 – Perspectivas de avanços na prevenção e controle do câncer em Santa Catarina e Brasil
17h30 – Mesa de encerramento
Bebê é arremessado de carro durante capotamento e fica em estado grave
Criança era levada às pressas ao hospital após sofrer engasgo
Um bebê de dois meses de idade ficou em estado grave após ser ejetado de uma caminhoneta que capotou na Terceira Avenida em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (9). A criança estava sendo levada às pressas ao hospital após se engasgar com alimento.